Nesta sexta-feira (19), foi instalada, pelo deputado Othelino Neto (PCdoB), presidente da Assembleia Legislativa, a “Frente em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato”, proposta pelo deputado Zé Inácio (PT).
Segundo o presidente Othelino Neto, toda a bancada do PCdoB na Assembleia aderiu ao movimento.
O presidente ainda informou que o PCdoB tem uma pré-candidata a presidente, Manuela D’Ávila, a exemplo do PDT, com o ex-governador Ciro Gomes, mas aderiu ao movimento por ser suprapartidário. “É preciso garantir que Lula seja candidato em nome da democracia”. De acordo com Othelino, o Judiciário não pode retirar o ex-presidente da corrida eleitoral, contra o que diz a Constituição.
Estiveram presentes no evento os deputados Francisca Primo (PCdoB) e Toca Serra (PTC); os ex-deputados Luiz Pedro e Helena Heluy; representantes da Frente Brasil Popular e Aníbal Lins, presidente do Sindicato dos Servidores do Judiciário.
Mesmo sem estarem no evento, os deputados Junior Verde (PRB), Edson Araújo (PSL) e o deputado federal Zé Carlos (PT) confirmaram a adesão à frente.
O professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dimas Salustiano, também esteve na ação e disse “não podem falar de democracia sem a participação de Lula, por que a Constituição prevê a presunção de inocência até a última instância”.
O secretário de Direitos Humanos do Estado, Francisco Gonçalves, do PT, também defendeu a participação de Lula e disse que a Constituição não prevê condenações sem provas.