terça-feira, 23 de abril de 2024

Primeira competição de levantamento de peso do Maranhão ocorre na próxima semana

A Federação Estadual de Levantamento de Peso Olímpico do Maranhão (FELPMA) realiza a primeira competição de levantamento de peso no Maranhão no próximo dia 17 de novembro.

A institucionalização da FELPMA vem preencher uma lacuna em nosso estado na esfera do esporte olímpico, uma vez que a modalidade remete a tempos bem remotos, no que se referem competições de disputa de força – oficialmente no Brasil as primeiras disputas ocorreram no ano de 1910.

O diretor-técnico FELPMA, Eduardo Roberto “Dudu”, explica a importância da realização da competição para o Maranhão.

“A realização do evento é uma formalidade da abertura da Federação Estadual de Levantamento de Peso Olímpico do Estado do Maranhão, considerando um momento muito importante para o esporte no nosso estado levando em consideração a inserção do Maranhão no cenário nacional do LPO uma vez que só existe oito estados com federações de Peso Olímpico que podem mandar um atleta compor a base da seleção brasileira de LPO e representar o pais em campeonatos nacionais (sul-americano, pan-americano), mundiais e olimpíadas”, afirmou.

O evento de abertura é de caráter competitivo com estrutura, logística e premiação a nível nacional, participação de atletas nas diversas categorias de peso e idade e tem a presença confirmada do romeno Dragos Doru Stanica considerado o profissional mais experiente e qualificado de Levantamento de Peso no Brasil, à frente da seleção brasileira de LPO desde 2002 como Técnico.

Sobre a competição: No LPO, são realizados dois movimentos: arranque e arremesso. Em um primeiro momento, a barra sai do chão e deve ser posicionada acima da cabeça do atleta, que se posiciona abaixo dela, com braços estendidos. Atleta e barra devem permanecer imóveis por pelo menos dois segundos.

– Publicidade –

Outros destaques