quarta-feira, 12 de maio de 2021

Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa no sábado (1º)

Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa começa no sábado (1º)

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Com o slogan “Vacinar o gado é compromisso de todos”, o Maranhão vai dar início à primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa em todo o estado. De 1º de maio a 30 de junho, bovinos e bubalinos, de todas as idades, devem ser imunizados. No Maranhão, a perspectiva é de imunizar mais de 9 milhões de bovinos e bubalinos.

Esse prazo bem estendido para vacinar tem por objetivo evitar aglomerações nas casas de revendas agropecuárias e nos escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED) do Maranhão para regularização sanitária do rebanho junto ao programa de febre aftosa.

É compromisso de todos continuar vacinando o gado para que o Maranhão avance no status sanitário para zona livre de aftosa sem vacinação. A AGED informa que os produtores devem seguir todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, como fazer uso de máscara, higienizar bem as mãos, manter distanciamento entre as pessoas tanto quando for às revendas veterinárias adquirir a vacina, quanto na propriedade durante a vacinação dos animais, respeitando também as boas práticas de manejo para preservar a eficácia da vacina.

Após a imunização dos animais, o produtor deve fazer a comprovação da vacinação no escritório da AGED onde tem sua propriedade cadastrada, podendo fazer o agendamento, ou se preferir, pode fazer de modo virtual, bastando conferir os e-mails e contatos dos escritórios da Agência que estão disponíveis no site www.aged.ma.gov.br/atendimento/. A comprovação pode ser feita até o dia 31 de julho.

Diante do cenário de pandemia, a AGED está atenta aos protocolos emitidos pelas autoridades de saúde no combate ao coronavírus e recomenda aos criadores para que não deixem para vacinar e comprovar na última hora. Esse prazo bem estendido tem como objetivo evitar aglomerações nos escritórios da Agência, de forma a proporcionar comodidade e segurança ao produtor rural maranhense.

– Publicidade –

Outros destaques