sexta-feira, 3 julho, 2020
Início Maranhão Cidades Procon verifica cumprimento de normas de abertura do comércio em SL

Procon verifica cumprimento de normas de abertura do comércio em SL

Fiscais do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Vigilância Sanitária e a Polícia Militar estiveram na Rua Grande, Centro de São Luís, na tarde desta segunda-feira (25) para verificarem o cumprimento das normas deabertura gradual do comércio no local. O objetivo é conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) na capital.

“Estamos dando continuidade às fiscalizações previstas no último decreto estadual, em parceria com Polícia Militar e Vigilância Sanitária, verificando tanto o cumprimento das normas de segurança sanitária daqueles que estão aptos a funcionar como também garantindo todas as outras determinações legais nesse funcionamento gradual”, explicou a presidente do Procon/MA, Adaltina Queiroga.

Além de permitir a abertura do comércio na capital por etapas, o Decreto Estadual n°35.831/2020 manteve normas específicas para cada seguimento de atividade e as  regras gerais para todas as atividades, como o uso das máscaras em locais públicos e privados de uso coletivo; limpeza das mãos, com água e sabão ou álcool em gel, e o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas.

Fiscalização

Nesta semana, além de estabelecimentos como supermercados, mercados, lojas de material de construção e de tecidos, foram autorizadas a funcionar pequenas empresas exclusivamente familiares, determinação que também está sendo fiscalizada.

“Todas as instâncias de fiscalização estão em campo, orientando os comerciantes sobre os protocolos de segurança sanitária e orientando as pessoas sobre como obedecer ao decreto, garantindo principalmente o uso da máscara seja obedecido por toda a população”, explicou o superintendente da Vigilância Sanitária, Edimilson Diniz.

“A ideia desse trabalho não é simplesmente fechar o comércio, nossa intenção é que os protocolos de segurança sejam cumpridos para que a gente consiga diminuir a disseminação do novo coronavírus aqui na capital”, completou o superintendente.

As ações de fiscalização serão realizadas em todo o estado e de acordo com o Procon/MA também continuam atentas a outros direitos do consumidor.

“Além das normas sanitárias, que dizem respeito à segurança e saúde dos consumidores, estaremos atentos para coibir outras práticas como o aumento abusivo de preços, ausência de precificação, qualidade dos produtos, entre outros”, explicou o diretor de Fiscalização do Procon/MA, Carlos Eduardo Garcia.

Colaboração

As denúncias de funcionamento irregular ou de comportamento contrário às normas sanitárias (tanto de empresas quanto dos consumidores) podem ser feitas por três números de WhatsApp: (98) 99162-8274, (98) 98356-0374, (98) 99970-0608. A Vigilância Sanitária vai receber e encaminhar as denúncias.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais recentes

Doses da vacina contra Influenza/H1N1 são disponibilizados para a população em geral

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em atendimento à orientação do Ministério da Saúde (MS), está oferecendo,...
- Publicidade -