Professor maranhense lança livro sobre economia compartilhada

Nesta próxima sexta-feira (22) será lançado o livro “Economia da Confiança: comunicação, tecnologia e vinculação social”, obra escrita pelo professor de comunicação social da UFMA, Ramon Bezerra.

O livro trata de um fenômeno atual que tem recebido diversas denominações: nova economia, economia do compartilhamento ou colaborativa, consumo colaborativo, wikinomia, entre outras. As práticas econômicas baseadas no compartilhamento ficaram muito conhecidas principalmente por conta de plataformas como Uber e Airbnb – tratadas no livro.

A obra é um relato otimista, mas ao mesmo tempo crítico, sobre as mudanças nas dimensões econômicas, culturais e sociais que têm sido impulsionadas pelas tecnologias digitais de comunicação nos últimos anos.

Dividido em quatro capítulos, o livro começa descrevendo a economia da confiança a partir de diversos exemplos e histórias. Dentre as práticas abordadas estão os coworkings e o financiamento coletivo (crowdfunding). O segundo capítulo foca em como as tecnologias digitais de comunicação alteraram as formas de acesso aos bens e serviços. Em seguida é enfatizado o papel da confiança nas relações sociais e como a forma de acreditarmos uns nos outros têm mudado. O último capítulo questiona a ideia, muito difundida na economia, de que existe escassez de recursos, para propor que, na verdade, existe abundância, tudo depende de como os recursos são geridos e acessados.

Apesar do livro resultar de uma pesquisa científica realizada ao longo de quatro anos, não possui linguagem rebuscada e está repleto de situações vivenciadas e/ou ouvidas pelo autor, que encadeiam os argumentos da obra.

Sendo assim, é um livro destinado ao público em geral e, particularmente, aos interessados em inovação, empreendedorismo e novos mercados.