Nos últimos dias, o movimento de São Luís foi incrementado pela presença de 570 guias de turismo nacionais e internacionais. Eles vieram para o XXXVI Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, com o tema “Diversidade, Cultura e Acessibilidade”, realizado no Rio Poty Hotel, no período de 23 a 29 de maio.
A programação teve a realização de palestras e oficinas para os participantes. Na última quinta-feira (26), o Secretário Adjunto de Turismo, Hugo Veiga, ministrou palestras intituladas “Maranhão, terra das águas” e “Ética profissional”. Com o tema “Diversidade, Cultura e Acessibilidade”, o congresso, além das atividades científicas, promoveu passeios técnicos, apresentando o Maranhão como dos mais interessantes destinos turísticos.
“Este evento é de extrema importância para valorizar, qualificar o guia de turismo e reforçar a apresentação do potencial turístico do Maranhão. É uma oportunidade de mostrar in loco as nossas riquezas naturais e culturais, por exemplo”, explicou o secretário Hugo. Com o objetivo de enfatizar e promover maior conhecimento e aumento de comercialização dos pólos turísticos maranhenses como destino, a palestra “Maranhão, terra das águas”, destacou as belezas que podem trazer mais turistas aos destinos de sol e praia, ecoturismo, culturais e de aventura.
A palestra, que estava repleta de profissionais dos estados de Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, além de estudantes, chamou atenção por apresentar curiosidades, como a temperatura da água do mar, particularidades da areia da praia e detalhes da religiosidade de matriz africana.
A palestra sobre “Ética Profissional” contou com dinâmicas e bate-papo como recursos didáticos. Em alinhamento com o tema “Diversidade, Cultura e Acessibilidade”, trabalhou principalmente com o conceito de empatia, estimulando os profissionais a colocarem-se no lugar do turista e, assim, oferecerem um atendimento humanizado, ético e especializado.