terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Auxílio Combustível Governo do Maranhão

Projeto Braçada Olímpica destaca benefícios da natação para crianças

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

Democratizar o acesso do esporte às crianças, ser uma ferramenta de inclusão social, ensinar as técnicas da natação e proporcionar alegria e lazer. Esses são os principais objetivos do projeto Braçada Olímpica, iniciativa idealizada pelo nadador multicampeão maranhense Frederico Castro e patrocinada pelo governo do Estado e Grupo Mateus por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Em sua segunda edição, o Braçada Olímpica, que conta com 50 crianças, entre meninos e meninas, na faixa etária dos 8 anos de idade, trabalha, mais uma vez, os benefícios da natação, dentro e fora das piscinas, com destaque para o desenvolvimento de uma vida mais saudável e o ensinamento de valores que acompanharão as crianças pelo resto da vida.

A natação é um esporte que traz inúmeros benefícios para as pessoas de um modo geral, principalmente na infância. Além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória, circulação sanguínea, agilidade, força e velocidade, a modalidade ainda ajuda a desenvolver a coordenação, o equilíbrio e as habilidades psicomotoras. O Projeto Braçada Olímpica chega justamente para proporcionar essa qualidade de vida aliada à recreação e diversão, tão importantes na vida de toda criança.

De acordo com a pedagoga Natália Madeira, várias evidências científicas apontam que o cérebro absorve mais informações e habilidades durante a fase da primeira infância, o que a neurociência chama de “janela de oportunidade”, e a natação ajuda a potencializar esse desenvolvimento em outras áreas do conhecimento. Ela também ressalta a importância do esporte como um treino para a vida, com as crianças aprendendo a lidar com o sentimento, ambientes sociais e regras de convivência e disciplina.

“O maior ganho que a criança tem com a prática do esporte é a inteligência emocional, saber ganhar, saber perder, esperar a vez, aprender a conviver com o outro, desenvolver um padrão de tolerância e um limite de frustração, algo que as gerações novas, mais acostumadas a jogos eletrônicos e redes sociais, não costumam ter. A natação, por contar com um desenvolvimento de longo prazo, incentiva o ganho gradual, o esforço diário, o trabalho em equipe, além da maturação emocional e física. O esporte funciona como um treino para a vida, um estímulo para a dedicação e aprendizado com os sentimentos. Quem participa melhor disso, se torna um adulto mais centrado e, teoricamente, terá mais sucesso no futuro”, afirma Natália.

O professor Leonardo Wadie, por sua vez, destacou o papel do Braçada Olímpica para a construção de uma vida mais feliz e saudável para as crianças participantes do projeto. “A prática da natação tem inúmeros benefícios, principalmente na saúde e na formação social das crianças. É uma satisfação imensa colaborar com o desenvolvimento dessa criançada e proporcionar momentos de alegria”, ressaltou.

Projeto Braçada Olímpica

Em sua segunda temporada, o Projeto Braçada Olímpica conta com a parceria da UEB Menino Jesus de Praga e oferece aulas gratuitas de natação no contraturno escolar das crianças. As aulas são realizadas às segundas e quartas-feiras, a partir das 14h, na piscina do Centro de Treinamento do Maranhão Atlético Clube, no bairro Cohaserma II, em São Luís.

Antes das primeiras aulas do Projeto Braçada Olímpica, os 50 alunos receberam kits esportivos para os treinos semanais, com materiais de qualidade para a prática da natação, como toucas, óculos com proteção UV, maiôs, calções e camisas.

O Projeto Braçada Olímpica tem os patrocínios do governo do Estado e do Grupo Mateus por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com os apoios da Legolar Escola Bilíngue, da UEB Menino Jesus de Praga, da MCAtrês e do Bloco da Maizena.

– Publicidade –

Outros destaques