terça-feira, 28 de junho de 2022

G10 Editora

Projeto cultural leva oficinas para cidades do nordeste e promove o empoderamento feminino

Oficinas criativas que levam à reflexão e empoderamento da mulher

As mulheres nordestinas serão as protagonistas do projeto cultural “Sou Mulher e Muita Coisa”, iniciativa da Yabá Filmes e de sua fundadora, a cineasta e escritora maranhense Milena Carvalho, viabilizado por meio do patrocínio das empresas Alcoa (master) e GR e do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

“É preciso falar, escutar e refletir para fortalecer e mudar realidades ainda desfavoráveis às mulheres, reescrevendo novas histórias de vida e resistência”

O projeto itinerante de oficinas de escrita criativa vai percorrer nove cidades do Nordeste; região onde as taxas de abuso sexual e crimes de feminicídio; desemprego e maternidade na adolescência são das mais altas do país.

Uma ação criada para levar à autoreflexão, e dar voz e vez às mulheres donas de casa, mães, de religião de matriz africana, parteiras, dançantes de grupos folclóricos, artesãs, indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e muitas mais que carregam experiências particulares culturais, pessoais, estéticas e profissionais, e que ganharão força ao serem compartilhadas em rodas de conversa e através de oficinas de escrita criativa e afetiva com metodologia própria desenvolvida por Milena que fará a tutoria das oficinas.
“É preciso falar, escutar e refletir para fortalecer e mudar realidades ainda desfavoráveis às mulheres, reescrevendo novas histórias de vida e resistência” explica a facilitadora da ação.

O PROJETO

Milena Carvalho autora de “Quem é essa mulher”

O projeto vai usar o livro “Quem é essa mulher” de autoria de Milena Carvalho como material pedagógico das oficinas. Na obra, ela aborda temas como violência sexual, maternidade na adolescência, padrões comportamentais de uma educação não feminista, superação e amor.

Será uma verdadeira “imersão na alma” da mulher nordestina, e vai acontecer no período de 30 de abril a 03 de julho, percorrendo as cidades de Codó (MA), Nazária (PI), Poranga (CE), Poço Redondo (SE), Cachoeira (BA), Santana do Mundaú (AL), Taperoá (PB), Nazaré da Mata (PE) e Macaíba (RN). O projeto prevê também, para o mês de junho, a realização de uma palestra com roda de conversa sobre escrita criativa para estudantes da rede pública de ensino, a ser feita por Milena Carvalho em São Luís no IEMA / Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

SOBRE A YABÁ FILMES
A Yabá Filmes é uma empresa sociocultural que une o cinema, a literatura e o teatro em projetos multifuncionais, tendo como base a busca pelo protagonismo, o autoconhecimento, a cultura da coletividade, a doação, um olhar para a diversidade e para novas áreas integradas. Com projetos híbridos e itinerantes, abrange todo o território brasileiro, com a perspectiva de alcance internacional. Sua missão é impactar diretamente nos territórios em que atua, reconstruindo a relação com suas próprias histórias, com o outro e com o entorno.

SOBRE MILENA CARVALHO
Milena Carvalho é cineasta formada pela Escuela Profesional de Cine y Artes Audiovisuales de Eliseo Subiela, em Buenos Aires, onde residiu por cinco anos. É também arquiteta urbanista, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão. Autora do livro de autoficção “Quem é essa mulher?”, que desencadeou em vários processos ressignificativos tanto para a autora, quanto para mais de 1.000 mulheres em todo o Brasil, e hoje alcança vôos mais altos. Compreendendo a construção de histórias como uma forma de organização de pensamentos e sentimentos, fundou a Yabá Filmes.

– Publicidade –

Outras publicações