quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Projeto Procon Mirim leva alunos de escolas públicas ao supermercado

Educar as crianças para o consumo responsável. Esse foi o objetivo do Procon Mirim, projeto criado pelo Procon-MA em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O projeto iniciou em maio deste ano, e os pequenos consumidores já se preparam para encerrar essa etapa de aprendizado e diversão.

 

 

A cada mês, representantes da equipe técnica do órgão e o presidente Duarte Júnior compareceram em escolas da rede pública de São Luís para ministrar palestras, de forma dinâmica, abordando temas como alimentação saudável, publicidade infantil e consumo em datas comemorativas, como o dia das mães. As palestras foram direcionadas para estudantes do 5º e 6º ano de escolas selecionadas pela Seduc, entre elas, Unidades Integradas do São Francisco, do Cohab/Anil e do Fumacê, além do Centro de Atenção Integral à Criança, na Cidade Operária.

 

 

Para colocar em prática o que foi aprendido durante esses meses, os alunos irão ao supermercado Mateus da Cajazeiras, nesta segunda-feira (16), às 9h, fazer compras. Direcionados pela equipe do Procon-MA, cinco grupos, formados por crianças de cada escola, receberão R$ 100 para comprar produtos alimentícios. Espera-se que, assim, os alunos tenham percepção de preços, saibam eleger o que é supérfluo e importante, e, principalmente, usem o dinheiro de forma consciente.

 

 

Nos dias 25 e 26 deste mês será compartilhado nas escolas, com os estudantes e professores, o resultado da atividade.  Ao fim do projeto, os pequenos serão presenteados com um crachá de “Fiscal Mirim”.

 

 

Para o presidente do Procon, Duarte Junior, o Procon Mirim é um projeto que tem objetivo de formar cidadãos conscientes desde cedo. “A partir dessas palestras e a atividade fora do âmbito escolar as crianças serão fiscais do próprio consumo e também alertarão os pais. Serão multiplicadores de uma educação para o consumo consciente e, consequentemente, não se tornarão adultos endividados”, ressalta.

 

 

No próximo ano, o Projeto Procon Mirim terá continuidade com a participação de novas escolas da rede pública.

– Publicidade –

Outros destaques