terça-feira, 31 de janeiro de 2023

PSC deve definir o nome do vice na chapa de Roseana Sarney

Após uma reviravolta na noite da última quinta-feira (26), a pré-candidata do MDB, Roseana Sarney, deve fechar a sua convenção com o apoio de nove partidos. A decisão está marcada para o próximo domingo (29).

No último momento, a ex-governadora garantiu o apoio do PSC, Podemos, PSDC e Rede Sustentabilidade. Os quatro partidos se juntam a PV, PSD, PMB e PRP no conjunto comandado pelo MDB. A expectativa é que Roseana tenha pelo menos 2 minutos e 12 segundos na propaganda eleitoral.

Além disso, o novo grupo (PSC, Podemos, PSDC e Rede) também deve ser o responsável por indicar o nome do vice-governador na chapa majoritária. Mas o principal objetivo dos partidos é ganhar força na eleição para deputado federal e eleger o maior número de nomes.

Apesar de não haver nada confirmado, a chapa menor para a disputa da Câmara dos Deputados deve ser formado pelo triunvirato de PSC, PV e Podemos.
Os partidos decidiram declarar apoio a Roseana Sarney, após a rodada de negociações com o PSL e PRTB que estão com Maura Jorge, fracassarem. A chegada de PSC, Podemos, PSDC e Rede não estava previsto para a ex-governadora, pois ambos oscilavam muito entre as pré-candidaturas de Eduardo Braide (PMN), Maura Jorge (PSL) e Roberto Rocha (PSDB).

Nome do vice

Por enquanto há muita especulação sobre o nome que será escolhido para ser vice de Roseana. No primeiro momento, o favorito é o líder religioso e membro da Assembleia de Deus, Pedro Lindoso.

Mas o empresário de Imperatriz, Ribinha Cunha, corre por fora e pode aparecer de surpresa como o nome principal.

Suplente de Lobão

Fechada a composição da suplência do senador Edison Lobão (MDB). Além de Lobão Filho (MDB), que será o primeiro suplente, o empresário Francisco Santos Soares, o Franciscano, foi confirmado como o segundo suplente. Filiado ao MDB, o escolhido é ex-prefeito de São Francisco do Brejão, mas atualmente seu domicilio eleitoral é na cidade de Imperatriz.

Franciscano também é produtor rural e um dos maiores produtores de soja e milho da região sudoeste maranhense, é cidadão imperatrizense. O empresário já foi presidente da Associação Comercial de Imperatriz, presidente do Sindicato Rural por duas vezes e dirigiu Rotary, assim como foi um dos fundadores do Sindicato Rural de Açailândia.

Com isso, os quatro suplentes do grupo estão definidos. Sarney Filho (PV) já anunciou seus dois suplentes: Clóvis Fecury (DEM) e João Manuel Sousa (MDB), ambos filhos de Mauro Fecury e João Alberto.

– Publicidade –

Outros destaques