quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Quilombo no Maranhão será leiloado

Nesta quinta-feira, 05 de maio, o território do quilombo Mundico, no município de Santa Helena será leiloado por determinação da Justiça Estadual. De acordo com informações, no local vivem 96 famílias quilombolas cujos antepassados chegaram por lá em 1880, poucos anos antes da Abolição da Escravidão, ocorrida em 1888.

A comunidade quilombola é certificada pela Fundação Cultural Palmares e espera desde 2013 que o INCRA faça a regularização fundiária do território. Os quilombolas afirmam já terem sofrido ameaças do suposto proprietário.

“A comunidade aguarda desde 2013 a regularização fundiária do Incra. E já sofreu várias ameaças por esse proprietário que teve o imóvel penhorado e levado a leilão e se preocupa porque um novo adquirente pode vir a tentar a expulsão da família para outros fins“, afirma o advogado da CPT, Rafael Silva.


O primeiro leilão está marcado para as 11h da manhã do dia 05.05 com lance mínimo de R$ 158.000,00. Caso não haja comprador, está agendado um segundo leilão para o dia 12 de maio, com lance mínimo de R$ 79.000,00 (setenta e nove mil reais)

Com informações da CPT

– Publicidade –

Outros destaques