O Governo do Estado ampliou em 25% a quantidade de refeições servidas nos Restaurantes Populares do interior do Estado. Desde a segunda-feira desta semana, as unidades de alimentação dos municípios de Zé Doca, Chapadinha, Pedreiras e Lago da Pedra aumentaram de 500 para 625 refeições servidas por dia à população. As ações de segurança alimentar executadas no Maranhão são coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
Segundo a secretária adjunta de Segurança Alimentar da Sedes, Lourvídia Caldas, a necessidade de ampliar a quantidade de refeições servidas nas unidades alimentares do interior do Estado foi motivada pela observância de uma demanda reprimida nesses locais. “Verificamos que muitas pessoas deixavam de ser atendidas, no término do serviço, pois como há uma quantidade de refeições previamente estabelecida em contrato, não tínhamos como atender os excedentes”, explica a secretária adjunta.
Os restaurantes populares são unidades públicas de alimentação que ofertam refeições nutritivas ao preço simbólico de R$ 2. Além das quatro unidades do interior do estado, o serviço conta também com outros sete restaurantes na capital maranhense, localizados nos bairros do São Francisco, Cidade Olímpica, Maiobão, Vila Luizão, Liberdade, Coroadinho e Anjo da Guarda. No ano passado, o governo passou a servir também o jantar nas unidades da capital.
Os principais públicos alvos da ação são desempregados, moradores de rua, estudantes, trabalhadores e famílias em situação de insegurança alimentar.