terça-feira, 18 de maio de 2021

Reino Unido: evento-teste reúne 3 mil sem máscaras e distanciamento

Reino Unido: evento-teste reúne 3 mil sem máscaras e distanciamento

Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin


Na noite desta última sexta (30) para sábado (1º), milhares de pessoas curtiram a noite sem máscaras e distanciamento social em um clube noturno em Liverpool, no Reino Unido. Essa é a primeira vez que um evento como esse acontece desde o início da pandemia no país.

A festa, que reuniu cerca de 3 mil na pista de dança de um armazém da cidade no noroeste da Inglaterra, fez parte de um programa piloto do governo britânico para testar se grandes aglomerações podem ocorrer com segurança durante a fase de flexibilização das restrições da pandemia de coronavírus.

Todos os participantes tiveram que apresentar um teste para o coronavírus com resultado negativo realizado com menos de 24 horas de antecedência e terão que fazer outro teste cinco dias após. 

Este não foi o primeiro experimento do tipo realizado.

Em dezembro de 2020, um show de música experimental foi realizado em Barcelona com 463 presentes e não teve nenhum infectado por coronavírus. O evento não contou com distanciamento social, mas com uso obrigatório de máscaras N95 e fluxos de ar e ventilação reforçados. Os voluntários tinham entre 18 e 59 anos, não tinham comorbidades, não viviam com idosos e não haviam recebido diagnóstico de covid nos últimos 14 dias. Todos os presentes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido.

Todos realizaram testes de Covid antes do show e quatorze dias depois dele. O estudo foi considerado um sucesso, comprovando a possibilidade de um concerto seguro sem distanciamento social, mesmo durante a pandemia.

Outros países

Na Austrália, após severas restrições, no final de março, 70 mil pessoas assistiram, em um estádio, a um jogo de rúgbi, e já foi possível realizar shows com 13 mil pessoas.


Ainda que otimista, os experimentos foram delicadamente coreografados. Os participantes estiveram cientes da natureza do evento e seguiram um cronograma específico de movimento pelo espaço, observado por agentes de segurança.

– Publicidade –

Outros destaques