quarta-feira, 24 de abril de 2024

Reivindicando melhorias, indígenas ocupam prédio do DSEI em São Luís

(Foto: Bel Soares)

Cerca de 50 indígenas entre homens, mulheres e crianças, ocupam, desde segunda-feira (09), a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MA), localizado no bairro do João Paulo em São Luís. Eles reivindicam por melhorias no serviço de transporte, de energia elétrica e de segurança, além de disponibilização de remédios.

Segundo representantes da etnia, a situação vem sendo questionada há um ano e dois meses, mas nunca foi resolvido. Os indígenas afirmam que não sairão do local até que os problemas sejam solucionados. Uma reunião foi marcada para as 15h desta quarta-feira e já foram convocados as Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular e de Segurança Pública, além da empresa Equatorial e o prefeito da cidade de Itaipava do Grajaú.

O grupo manifestante ocupa o local, mas a chefe do DSEI-MA, Mirleanes Guimarães garante que as atividades seguem normalmente no departamento. Os indígenas são da etnia Timbira e residem nas Reservas Geralda do Toco Preto e Urucu Juruá, localizadas no município de Itaipava do Grajaú, a 334 km de São Luís.

– Publicidade –

Outros destaques