A quinta Pesquisa Exata/TV Guará – Fiema traz sondagens distintas para governador do Estado: pesquisa estimulada, espontânea, um cenário de segundo turno e rejeição.
O Instituto Exata ouviu, entre os dias 2 e 5 de setembro, 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses, contemplando as cinco regiões do estado e a ilha de São Luís. A margem de erro é de 3,2pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foi consultada a preferência dos eleitores para governador e senador; levantamento que foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo MA – 00041/2014.
Na pesquisa estimulada, o candidato Flávio Dino (PCdoB) continua a frente com 56% das intenções de voto.O candidato manteve o mesmo percentual da sondagem anterior. Lobão Filho marcou27%. Houve também discreta redução entre os eleitores que não sabem em quem votar ou não responderam, de 7% para 6%.
Mudança significativa é percebida na consulta espontânea para governador. Flávio Dino, que tinha 34% na pesquisa anterior, marcou 41% desta vez. Salto de7 pontos percentuais. Lobão Filho que aparecia com 13%, agora tem 19%. A governadora Roseana Sarney ainda foi lembrada pelos eleitores. Nas pesquisas anteriores ela chegou a marcar 4%, depois caiu para 1%, mas desta vez não atingiu nenhum ponto percentual.
Na simulação de segundo turno,Flávio Dino venceria com 59% dos votos contra 31% de Lobão Filho.
Lobão Filho permanece como o candidato mais rejeitado pelos eleitores. Marcou 39%. Zé Luís Lago é segundo mais rejeitado com 21%. Flávio Dino tem 17% de rejeição.