quarta-feira, 24 de abril de 2024

Retórica pró-EUA e Maranhão em pauta: a viagem de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Por Saulo Marino

Sempre muito ativo no twitter, onde fala majoritariamente aos seus seguidores, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que sua visita aos Estados Unidos representa o começo de uma parceria pela “liberdade e prosperidade”. Ele chegou neste domingo (17), em Washington.

“Pela primeira vez em muito tempo, um presidente brasileiro que não é anti-americano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, afirmou na rede social.

Bolsonaro, que vem sendo criticado pela oposição por defender uma agenda entreguista, vai se encontrar com o presidente norte-americano Donald Trump na próxima terça-feira (19). Em pauta, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos, que busca permitir o uso comercial da base de lançamentos aeroespaciais de Alcântara.

Além disso, o presidente brasileiro de extrema-direita assinará um acordo que permite que cidadãos dos Estados Unidos passem a entrar no Brasil sem exigência prévia de visto – o agrado não será recíproco.

O governo federal fala ainda que discutirá no país norte americano “cooperações militares” e a “crise na Venezuela”.

A comitiva brasileira é composta pelos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Tereza Cristina (Agricultura) e Ricardo Salles (Meio Ambiente), além de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que é deputado federal e filho do presidente.

– Publicidade –

Outros destaques