sábado, 26 de novembro de 2022

“Ritos Tenetehar” tem sessão de autógrafos, no Empório Fribal

Mais que um livro, eis uma obra essencial para mergulhar fundo em uma cultura até então sem registros formais, que é transmitida de geração a geração apenas pela oralidade, como se fossem conversas em torno de uma fogueira….

Assim é o livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, obra dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, com registros inéditos do povo indígena Tenetehar (Guajajaras); que habitam o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão. Através dos sensíveis olhares de Meireles e Taciano, foram registrados, pela primeira vez, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

Com luxuosa encadernação, esse é um livro trilíngue, com versões em português, inglês e tupi; e que conta com QR Codes, para o leitor ver e ouvir músicas e cenas dos rituais retratados e making off da obra.

A obra contou com patrocínio da Fribal e Equatorial, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. E nesta sexta–feira (30) terá lançamento especial com sessão de autógrafos dos autores, às 17h n Empório Fribal Calhau, na Av. dos Holandeses. O evento é aberto ao público e quem aprecia cultura não pode perder.

– Publicidade –

Outros destaques