segunda-feira, 12 abril, 2021
Início Destaque 2 Saiba como bloquear ligações de telemarketing

Saiba como bloquear ligações de telemarketing

No Maranhão, pessoas que recebem as ligações indesejadas contam desde 2015 com o serviço de Bloqueio de Telemarketing oferecido pelo PROCON/MA. A ferramenta está disponível no site www.procon.ma.gov.br.

Como funciona

Para se cadastrar, após acessar o site, o consumidor deve preencher um formulário, informando nome, CEP, endereço e inserir até quatro linhas telefônicas que deseja bloquear o recebimento de ligações de telemarketing.

Com o cadastro, as empresas de telemarketing ou estabelecimentos ficam impedidas de efetuar ligações telefônicas não autorizadas para usuários nele inscritos, obrigando a retirada do contato dos cadastrados do seu sistema em um prazo de trinta dias. Caso a empresa volte a realizar as ligações, o consumidor deve formalizar denúncia ao PROCON/MA.

“Ao se sentir importunado por serviços de telemarketing, o consumidor pode solicitar a exclusão de seu contato e deixar de receber essas chamadas indesejadas. A Lei Estadual 9.053/2009 e o art. 56 do Código de Defesa do Consumidor preveem sanções em casos de desrespeito ao bloqueio”, ressalta a presidente do PROCON/MA, Karen Barros

Acesse o formulário de bloqueio AQUI.

Não me pertube

É possível realizar a solicitação também por meio do site “Não me pertube”, criado com o objetivo de manter as boas práticas dentro do setor de telemarketing, padronizando o uso deste mecanismo.

Ele funciona como uma base de dados centralizada para coletar as informações dos usuários que não possuem interesse em receber este tipo de ligação. Essa iniciativa, apresentada à Agência Nacional de Telecomunicações, foi acatada e formalizada pela ANATEL para implantação pelas Prestadoras a partir de 16/07/2019.

Através do website NÃO ME PERTUBE, o usuário que não desejar receber chamadas de telemarketing das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações participantes (Telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet) poderá realizar seu cadastro, informando o número de telefone que deseja realizar o bloqueio e a Prestadora para a qual não deseja receber chamadas.

 

 

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -