sábado, 13 de julho de 2024

Saiba como não cair no golpe da falsa cobrança da conta de energia elétrica

Pagamentos on-lines, por meio de aplicativos, facilitam o dia a dia de quem precisa de uma rotina mais flexível, oferecendo praticidade e rapidez. Entretanto, é preciso utilizá-los com segurança para evitar problemas com golpes. Por isso, a Equatorial Maranhão alerta a população sobre ações de golpistas relacionadas aos pagamentos das contas de energia no PIX ou em outros apps e orienta sobre alguns pontos importantes para realizar a transação de forma segura.

Os clientes devem ficar atentos e efetuar o pagamento das contas de energia somente pelos meios oficiais: QR Code do Pix, que vem descrito na própria conta, internet banking, casas lotéricas e bancos, site oficial da Equatorial Maranhão, maquinetas de cartão disponíveis nas agências de atendimento, com os agentes de negociação e ainda com equipes de campo devidamente caracterizadas. Vale ressaltar que os colaboradores da Distribuidora jamais recebem dinheiro em espécie ou por meio de chave PIX (a única forma de pagar com o PIX é pelo QR Code disponível na conta de energia e na máquina de cartão, que já tem a opção de pagamento no PIX).

Dicas de segurança
Para passar longe dos problemas, é necessário ter atenção ao pagamento das faturas, acessar corretamente os canais digitais e também verificar as informações que são compartilhadas por terceiros.

Confira as informações do boleto
Todos os boletos devem ser registrados após a emissão. Para isso, os bancos inserem as informações relativas ao documento, tais como CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

Verifique se os dados estão corretos
Se, conforme a informação que aparece na tela, a conta em questão não pertencer a Equatorial Energia, o cliente não deve concluir a operação de pagamento.

  • Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S.A.
  • CNPJ: 06.272.793/0001-84
  • Como identificar os profissionais da Equatorial Maranhão

Tenha muita atenção para alguns detalhes, como as cores padrão dos uniformes, o uso de crachá com o nome do profissional impresso, e a marca da empresa na qual ele presta serviço. Atenção! A marca da Equatorial Maranhão é obrigatória em todo o uniforme;

Os profissionais de campo utilizam veículos, devidamente emplacados, também padronizados com a marca da empresa fornecedora/prestadoras de serviços e a marca oficial da Equatorial Maranhão, além do número da Central de Atendimento 116 adesivado no carro ou motocicleta;

Descontos
A Distribuidora reforça que a única forma de obter descontos na conta de energia é por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para famílias de baixa renda. E todo possível desconto relacionado à fatura vem descrito na própria conta de energia. Caso alguém ofereça vantagens como desconto do valor que está apresentado na fatura de energia, desconfie. Ligue imediatamente para a polícia e denuncie.

Confira abaixo os canais oficiais da Distribuidora:

  • WhatsApp Clara 98 2055-0116 (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos)
  • Site oficial: www.equatorialenergia.com.br
  • Aplicativo para Android e ISO – Equatorial Energia
  • Central de Atendimento 116
  • Agências de Atendimento presencial e Postos Credenciados, mais perto de sua localidade.
    A Equatorial Maranhão reforça que é importante ficar atento para a grafia correta do nome do site, pois qualquer letra diferente pode levar a outro endereço. Também deve-se observar sempre se o domínio (equatorialenergia.com.br) permanece o mesmo após o acesso. Segurança nunca é demais! Para qualquer informação basta ligar para a Central de Atendimento 116 ou acionar a polícia no caso de delito, por meio do número 190.
– Publicidade –

Outros destaques