sábado, 18 janeiro, 2020
Início Cultura Saiba mais sobre a capoeira que comemora seu dia nesta sexta

Saiba mais sobre a capoeira que comemora seu dia nesta sexta

Nesta sexta-feira (03) comemorado o dia de uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras: a capoeira. Desde 2008, a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial.

Atualmente, a capoeira é considerada um esportes/arte marcial de grande relevância. Os africanos, a maioria da região de Angola, trouxeram para o Brasil essa parte da sua cultura que aqui serviu como luta e resistência.

Porém, para não despertarem suspeitas, os escravos adaptaram os movimentos da luta aos cantos da África. A capoeira foi ficando do jeito que é hoje, gingada. Por muito tempo os escravos conseguiram enganar os senhores de engenho, que permitiam a prática, julgando-a uma brincadeira de escravos.

Na década de 30 a manifestação já tinha adquirido um novo status em nossa sociedade. O próprio Getúlio Vargas convidou um grupo de capoeira para se apresentar oficialmente no Palácio do Catete. Sendo assim, a manifestação afro-brasileira foi liberada.

Hoje, a capoeira é praticada no Brasil de sul ao norte e, mundo afora, a manifestação já conquistou países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Portugal, Israel, dentre outros.

Veja uma das músicas de capoeira:

Música de Capoeira

Que navio é esse
que chegou agora
é o navio negreiro
com os escravos de Angola
vem gente de Cambinda
Benguela e Luanda
eles vinham acorrentados
pra trabalhar nessas bandas
Que navio é esse
que chegou agora
é o navio negreiro
com os escravos de Angola
aqui chegando não perderam a sua fé
criaram o samba
a capoeira e o candomblé
Que navio é esse
que chegou agora
é o navio negreiro
com os escravos de Angola
acorrentados no porão do navio
muitos morreram de banzo e de frio

 

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Carnaval e cultura

Igualdade sim, violência não. Esse é o verso fundamental do enredo com que a escola de samba Os Liberais, do bairro do Caratatíua, de São...
- Publicidade -