A comissão técnica do Sampaio Corrêa foi até a UFMA para agradecer a parceria que existe entre a universidade por meio da GENES, Grupo de Genética e Esporte. E levou a “orelhuda” para alegria dos funcionários e vice-reitor na universidade.
O projeto GENES já existe desde 2014 e busca o alto desempenho de atletas em diversas modalidades como atletismo, triatlo, vôlei e futebol. O projeto já teve parceria com o Imperatriz e o Moto Club no início de 2017.
E com quase um ano de parceria com a Bolívia e comissão técnica do time reconhece e valoriza o resultado da parceria. O Fisiologista Ricardo Mendes levou a taça para a UFMA. E segundo ele a parceria está mantida apor muito tempo ainda.
Para os integrantes do projeto é uma grande satisfação fazer parte de um resultado desse.
“O nosso trabalho é coletar dados de desempenho dos jogadores durante os jogos e no dia seguinte a uma partida analisar todos eles sobre cada atleta separadamente. Depois disso é possível saber o que melhor em cada atleta, quais suas dificuldades e vantagens. Isso é a ciência e a tecnologia ajudando o esporte”, afirmou José Guilherme, aluno responsável por analisar os dados.
O projeto GENES conta com 7 alunos de graduação e com mais 7 professores responsáveis.