Nesta quinta-feira (26), será aberto uma das maiores festas populares do Maranhão. A Prefeitura de São Luís preparou uma grande programação que promete matar a saudade do São João, com a abertura oficial do “São João de São Luís: a festa do coração”. O encontro será a partir das 19h, em frente ao Palácio La Ravadière, sede da Prefeitura, com as presenças do Tambor de Crioula Arte Nossa, Boi de Santa Fé, Boi de Morros e Companhia Barrica. “Nossa cultura é vasta, rica e diversificada e é isto que será ressaltado na nossa programação do ‘São João de São Luís: a festa do coração’. Depois de dois anos sem podermos realizar estes encontros, esta edição terá um sabor especial. Será o momento de valorizarmos ainda mais nossas raízes, celebrarmos com amigos e familiares em um ambiente que propicia segurança, conforto e ainda uma programação que traz um recorte do que São Luís tem de melhor em sua cultura popular. Nossa cultura é parte do que somos, um povo alegre, acolhedor e diverso. Vai ser pra matar a saudade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Atrações
Para representar essa diversidade, a abertura dos festejos da Prefeitura de São Luís será com o tambor de crioula, Arte Nossa, e na sequência: o Boi de Santa Fé, representante do sotaque da Baixada (Pandeirão). Com uma batida cadenciada e rítmica, o bumba meu boi tem como um dos componentes que mais chamam a atenção os cazumbás, personagens que carregam sobre as cabeças enormes caretas decoradas, nas mãos chocalhos e nos quadris um balanço característico, marcado a partir da batida única da percussão.
Quem também fará parte da festa será o Boi de Morros (Orquestra). Um dos grupos de bumba meu boi mais famoso da região do Munim, a manifestação encanta pela riqueza das coreografias executadas por índios, índias, vaqueiros e outros personagens que se apresentam com indumentárias luxuosas dançando ao som de toadas arranjadas a partir de instrumentos de sopro e cordas.
A Companhia Barrica, um dos grupos folclóricos mais conhecidos do Maranhão, também se apresentará no evento de abertura do São João de São Luís. Com o Boizinho Barrica, que vaga pelas noites de lua cheia buscando a Estrela Dalva, os integrantes se apresentam com indumentárias confeccionadas com a palha do buriti dançando ao som de sucessos como “Lua Cheia”, “Gaiola de Ouro”, “Voa Maracanã” e outras famosas nas vozes dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão.
“Seguimos a determinação do prefeito Eduardo Braide e organizamos um São João para contemplar todos os nossos artistas, grupos folclóricos e manifestações culturais da nossa cidade. Tudo para que o público tenha esse sentimento de reviver essa festa que, para nós, é tão importante e necessária”, frisou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.
Arraial da Maria Aragão e São João no Bairro
A Prefeitura de São Luís promoverá o arraial da Praça Maria Aragão, que terá programação a partir do dia 10 ao dia 30 de junho, e ainda, o São João no Bairro, com atrações no Coroadinho (dia 28), Morada do Sol, Vila Embratel, Ilhinha, Ribeira, Estiva, Cidade Olímpica, Quebra Pote, Vila Luizão e Cohatrac.