sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Auxílio Combustível Governo do Maranhão

São Luís é uma das cinco capitais brasileiras que não exigem passaporte da vacina

Foto: Reprodução
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin

De um total de 27 capitais brasileiras, 20 exigem comprovante da vacina para a entrada em eventos de grande porte, como festas e jogos de futebol. São Luís não é uma delas – a cidade maranhense é uma das únicas capitais do país que não exigem comprovante e nem apresentação de teste negativo da Covid-19.

A informação é de um levantamento feito pelo Estadão com a FSB Comunicação. As cidades que exigem ‘passaporte’ de vacina para eventos são Brasília, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus, Rio Branco, Palmas, Belém, Porto Velho, Goiânia, Cuiabá, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Natal, Teresina, Maceió, Salvador e Aracaju.

Já dentre as que não exigem comprovante e nem teste, estão São Luís, Porto Alegre, Curitiba, Vitória e Campo Grande. Macapá e Boa Vista não responderam até a noite da sexta-feira (3). A medida é recomendada por especialistas para conter a disseminação do vírus.

No Maranhão, além de não ser exigido comprovante para eventos públicos e privados, um decreto estadual tornou optativo o uso de máscaras em locais abertos e, em municípios com a taxa de vacinação acima de 70% -como São Luís-, em locais fechados. Em anúncio na última sexta-feira (3), o governador Flávio Dino resolveu manter a decisão, apesar da chegada da Ômicron no Brasil. Festas de fim de ano foram canceladas, e a realização do Carnaval só será decidida a partir do dia 15 de janeiro, segundo Dino.

Os municípios têm autonomia para proibir e tomar medidas mais restritivas. A ação do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, foi de cancelar as festas de Reveillon, mas a não-obrigatoriedade dos comprovantes de vacinação e das máscaras continua. Fica a cargo de cada estabelecimento cobrá-los ou não.

– Publicidade –

Outros destaques