segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

São Luís recebe Hackathon, maratona de programação com foco em soluções tecnológicas

Imagine uma competição entre grupos formados por Engenheiros, Designers, Gerentes de projetos e entusiastas do desenvolvimento de software, reunidos durante 36 horas para desenvolver soluções tecnológicas a um conjunto de problemas lançados. Esse é o desafio proposto pelo primeiro Hackathon promovido pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB, que acontece nos próximos dias 22 e 23 de junho.

O objetivo do evento é inserir os participantes em um ambiente intensivo com abordagem de alguns tópicos do mundo da computação, mesclando teoria e prática. A maratona conta em sua programação, também, com dois workshops – sobre Desenvolvimento de Software e Algoritmos – que serão ministrados por Fábio Rocha, atualmente Engenheiro de Software da Microsoft – EUA. 50 profissionais e alunos de tecnologia estão inscritos para participar do Hackathon.

“Como pioneira na forma de inovar no estado, o primeiro Hackathon da UNDB não podia ser diferente. Iremos juntar conhecimento e mão na massa. Teremos um workshop de desenvolvimento de produtos com o Fábio, seguido do Hackathon para resolver problemas relacionados à tecnologia como apoio de aprendizado”, explica o coordenador do curso de Sistemas de Informação da faculdade e um dos organizadores do evento, Bruno Lima. 

No Hackathon, as equipes desenvolverão um protótipo de software que solucione um problema proposto e, ao final do evento, farão a apresentação. Os dois melhores protótipos avaliados serão selecionados para a primeira turma da nova Aceleradora de Startups da UNDB, que será lançada durante o evento. “As duas equipes vencedoras terão direito a utilizar os escritórios disponibilizados pela UNDB e acesso a mentores da faculdade, durante o período de seis meses, amadurecendo os projetos iniciais até o lançamento deles para a indústria”, esclarece o engenheiro de software, Fábio Rocha.

A UNDB será a primeira faculdade do Norte/Nordeste a entrar no âmbito de aceleração de startups. A primeira turma da Aceleradora de Startups será composta por quatro ideias, duas delas oriundas do Hackathon. “Iremos trabalhar com metodologias inovadoras no ramo de Lean Startup e gerenciamento de negócios digitais. Aliado a isso, teremos um espaço de trabalho transdisciplinar, onde essas equipes poderão contar com o apoio de especialistas em diferentes áreas do conhecimento”, comenta o professor Bruno Lima.

Entenda melhor o que são e como funcionam os Hackathons            

O termo ‘hackathon’ é uma mistura constituída pelas palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Um hackathon seria então a reunião de pessoas em um espaço de tempo para resolver de forma criativa problemas específicos.

No hackathon, os participantes geralmente formam grupos de cerca de 2 a 5 indivíduos, e mergulham em problemas durante aproximadamente 24 a 48 horas.  Nesse tempo as equipes precisam construir um protótipo para um produto, como um aplicativo móvel, por exemplo.

Um dos resultados recentes mais notáveis de uma maratona hacker é o botão Curtir, desenvolvido pela equipe do Facebook. “Grandes empresas enxergam, hoje, o movimento Hack como uma maneira rápida de inovar em determinadas áreas das instituições. Somente nesse ano, Natura, Visa, Coca-Cola e Vivo já promoveram hackathons internos. A UNDB, enquanto instituição de ensino, sai à frente ao propor uma maneira de desburocratizar o processo de inovação, investindo em conhecimento e empreendedorismo”, finaliza Bruno Lima.

Programação:

22 de Junho – Quarta-feira
8h às 10h – Workshop I – Desenvolvimento de Software
10h às 10h15 – Coffee Break (lanche fornecido pela UNDB) 
10h15 às 12h – Workshop II – Algoritimos 
12h às 12h30 – Almoço (fornecido pela UNDB) 
12h30 – Início Hackathon 

23 de Junho – Quinta-feira
8h às 18h –  Hackathon
18h às 19h – Apresentação protótipos 
19h30 – Anúncio dos times selecionados para a incubadora da UNDB
?

Agenda dos Workshops

Workshop I – Desenvolvimento de Software
A Importância de Boas Práticas no Desenvolvimento Software.
Técnicas de Coding 
Técnicas de Debugging
Técnicas de Produtividade
Ferramentas Auxiliares
Parte Prática

Workshop II – Algoritmos
A Importância do Estudo de Algoritmos.
Estruturas de Dados 
Algoritmos 
Exemplos de Problemas
Estratégias de Solução 
Parte Prática

– Publicidade –

Outros destaques