quinta-feira, 18 de julho de 2024

Sebrae lança aplicativo que facilita gestão fiscal e financeira

Um novo aplicativo promete facilita a gestão financeira e fiscal de Microempreendedores Individuais. A Ferramenta Qipu, desenvolvida pelo Sebrae em parceria com o Buscapé, é gratuita e está já está disponível para iOS, Android e Windows Phone.  

 

O aplicativo pretende ajudar cerca de 5 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) do Brasil que  poderão resolver todas as obrigações das microempresas pelo smartphone.  No Maranhão, são cerca de 67 mil microempresários que poderão contar com o aplicativo.

O aplicativo é de fácil navegação, pensado segundo a realidade do MEI, que normalmente trabalha sozinho e tem pouco tempo para dedicar à gestão financeira. Os microempreendedores ainda não contavam com uma ferramenta amigável e gratuita para organizar a movimentação e para lembrá-los das obrigações, como o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e a declaração anual, assinala o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

 

 

Para Luiz Barretto, além de ser uma ferramenta financeira, o aplicativo ainda atua como processo de inclusão digital. “O Sebrae já oferece capacitação em gestão via smartphones para os microempreendedores individuais, por isso é muito natural também ajudá-los a organizar as vendas e controlar as despesas usando o celular”, completa Barreto.

 

Principais funcionalidades do aplicativo Qipu:

 

 – Mais de 40 notificações inteligentes, como lembrete para pagamento do DAS-MEI, para fazer entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do direito a benefícios previdenciários (salário maternidade, aposentadoria etc) e outras obrigações.

 

– Domínio de toda movimentação financeira (receitas e despesas) e elaboração da declaração anual para envio no prazo correto.

 

– Controle e educação sobre os benefícios previdenciários.

 

 

O lançamento do aplicativo é uma das ações da sétima edição da Semana Nacional do Microempreendedor Empresarial.       

– Publicidade –

Outros destaques