quinta-feira, 25 de abril de 2024

Seis mulheres morrem a cada hora vítimas de feminicídio, diz ONU

Um total de 87 mil mulheres foram vítimas de feminicídio em 2017, segundo um relatório publicado neste domingo (25) pelas  Organização das Nações Unidas.

Mais da metade delas (58%), cerca de 50 mil, foram assassinadas por conhecidos, entre eles companheiros, ex-maridos e  familiares. Isso significa que seis mulheres são mortas por conhecidos a cada hora em todo mundo. Cerca de 30 mil (34%) homicídios foram praticados pelo parceiro da vítima.

O documento divulgado por ocasião no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Onudd), indica que os assassinatos de mulheres por parte dos seus companheiros faz com que o lar seja o “lugar mais perigoso para as mulheres” e “é frequentemente a culminação de uma violência de longa duração e pode ser prevenida”.

“O fato de as mulheres continuarem a ser vítimas deste tipo de violências mais que os homens denota um desequilíbrio nas relações de poder entre homens e mulheres na esfera doméstica”, acrescentou.

Em termos de distribuição geográfica, a África e as Américas são as regiões em que há mais risco de as mulheres serem assassinadas por companheiros e familiares.

– Publicidade –

Outros destaques