quinta-feira, 30 de junho de 2022

G10 Editora

Confira a programação da Semana Maranhense de Dança para esta terça-feira

O terceiro dia de programação da Semana Maranhense de Dança inclui espetáculo especial voltado para os estudantes de escolas públicas da rede estadual e uma mostra competitiva de coreografias de solo. O evento vem lotando as plateias dos teatros e enchendo as salas e espaços nas oficinas, que acontecem desde a segunda-feira (25). 

 

 

 

Com três sessões, às 9h, 15h e 18h, no Teatro Alcione Nazaré, alunos de escolas públicas serão plateia do programa Arte Educação, com apresentação de coreografias de grupos, bailarinos e escolas de dança maranhenses.

 

Pela manhã, nove coreografias serão apresentadas: alunas do Balé Gil Sodré, com A Valsa da Bela Adormecida; Ruan Paz,com a coreografia Por através de um tempo ao mais; Cia de Dança e Teatro Primavera apresenta Princesa Aurora, com a bailarina Samara Raissa; Grupo Identidade com coreografia Que país é este!;Aline Ribeiro apresenta Meu nome não e Lori, meu nome é eu; Ministério Jovens Profetas se destacará com a coreografia Change of life, com o bailarino Maycon Bryan; o Balé Gil Sodré apresenta Brasileirinho;Cia de Dança e Teatro Primavera, com a coreografia Kytri, pela bailarina Jaqueline Araujo; e Ruan Paz, apresenta Satan Solo.

 

No período da tarde ,o palco do TAN terá duas sessões. Às 15h serão apresentadas 12 coreografias: Ruan Paz, com Devorar; Oficina Affro? Escola Arthur Carvalho e Sagarana 2, apresenta Minha Terra e Caroço; Projeto Social Studium Maranhense de Dança com Valsa da Bela Adormecida; Ballet O Senhor é Contigo ?Paço do Lumiar traz coreografia Orquídea,com a bailarina Patrícia Santos; Grupo Palácio 15 em Revolução; Balé Gil Sodré com Sou Louco por você; Viviane Pereira apresenta Mão Armada!; Estúdio Hizi Mili com Rosa Amarela; Grupo Kairos em Nosso Hino de amor; Balé Gil Sodré em A Ema Gemeu; Marista Araçagy com Bando;Cia de Dança e Teatro Primavera em Lookat me now.

 

Na segunda sessão, às 18h, com 10 coreografias, serão apresentadas: Star, pelo SESC Hip Hop Dance Class; Xote, com Mist Dance; Aleluia,por Grupo Kairos; Guerras, por Paz e Esperança; Minha menina, com Luane Macedo e Ingrid Félix; Sonho de uma mulher, por Gold Icep Cia de Dança; Fantasma será apresentada pela Cia de Dança e Teatro Primavera; Ciclo Instáveis, com a Cia Anto-Freire; Samba do Malandro, pela Vanda Cardoso Cia de Dança e, Vivendo ou Morrendo, com o grupo Ministério de Dança FAM Efésios 6:12 Krump SLZ C.

 

Oficinas

 

Sete oficinas encerram atividades nesta quarta-feira (27) após três dias de aulas ministradas Balé Aéreo, no espaço da Academia Viva Água, das 10h às 12h, com o professor Donny dos Santos; Dança Contemporânea II (Intermediário/Avançado) com o professor Alex Neoral, do Rio de Janeiro, acontecerá na Sala de Dança Antonio Gaspar do TAA, das 11h às 13h; Ballet Clássico I (Iniciante) com a professora maranhense Iracema Abreu será ministrada na Sala Ballet Olinda Saul, no horário das 13h às 15h; Dança de Rua I (Iniciante) será realizada no Grêmio Litero Português, das 14h às 16h pelo professor maranhense Rubenilson; Jazz I(Iniciante) no Salão Versátil do TAA, com o professor maranhense Fernando Saraiva, das 15h às 17h; Dança de Salão I (Iniciante), ministrada pelos professores maranhenses Viller Monteles e Thaynara Rocha, no Salão do Grêmio Litero Português, das 16h às 18h; Dança do Ventre I (Iniciante) com a professora maranhense Dayse Costa terá aulas na Sala Ballet Olinda Saul, das 17h às 19h.

 

Por outro lado,a oficina de Dança Contemporânea III, para nível intermediário e avançado será iniciada nesta quarta-feira (27) até a sexta (29), ministrada pela professora Mônica Lira, de Pernambuco, na Sala de Dança Antonio Gaspar (TAA) no horário das 13h às 15h.

 

Mostra competitiva

 

Pela segunda veza Semana Maranhense de Dança traz na sua programação coreografias com apresentações de bailarinos Solo. A categoria foi incluída na programação do evento no ano 2013 e no final são apresentados os dois melhores da noite (bailarinoe bailarina), com direito a premiação com Troféu. A apresentação dos bailarinos será no palco do Teatro João do Vale, às 19h.

 

Para a Mostra,16 coreografias foram selecionadas pela comissão da Semana: Caídas (Núcleo de Formação Artística); Ritmo do Corpo (Júlio Cesar – Homem Cobra); Corpo Elétrico (Ruan Paz); Espontâneo (Ministério Jovens Profetas); Kytri (Cia de Dança e Teatro Primavera); Family (Gabriel Evangelista); Devorar (Ruan Paz); Feeling (Grupo The Angels); Rapunzel (NAI – Núcleo de Artes da Ilha); Dia de Lazer (Cia Street Master); Princesa Aurora (Cia de Dança e Teatro Primavera); Change of Life (Ministério Jovens Profetas); Por um Tempo ao mais (Ruan Paz); Mão Armada!(Viviane Pereira); Believe in your dreams (Cia StreetMaster) e Jóia Rara (Vanessa Sodré).

 

Espetáculo

 

No palco do Teatro Arthur Azevedo, a atração da noite será o Grupo Experimental, de Pernambuco, com o espetáculo Compartilhados,às 20h. Com 50 minutos de duração, concepção e direção geral de Mônica Lira, terá no palco os bailarinos Everton Gomes, Gardênia Coleto, Lili Rocha,Januária Finizola, Jennyfer Caldas, Jorge Kildare, Rafaella Trindade, Ramon Milanez.

 

Compartilhados é o segundo momento da trilogia Ilhados,pesquisa do Grupo Experimental, desenvolvida a partir da experiência na ilha de Fernando de Noronha, onde todo grupo pôde vivenciar o lugar, as pessoas e os costumes dos noronhenses. Os interpretes se deslocam no espaço de tempo, atravessando épocas, conectando falas de uma infância passada numa realidade repressiva, em um lugar geograficamente delimitado e cerceado por regras e limites.

 

(Foto: Reprodução/Internet)

– Publicidade –

Outros destaques