sábado, 25 de junho de 2022

G10 Editora

Semana de Doação de Órgãos 2014 inicia nesta segunda-feira

Será realizada entre os dias 22 e 27 de setembro, a Campanha Nacional de Doação de Órgãos que este ano tem como tema local “Doar é um ato de amor: declare-se!”. Acampanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde que conta com o apoio em SãoLuís da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado doMaranhão- CNCDO/MA, do Hospital Universitário da UFMA, por meio do Banco deOlhos e da Comissão Intra- Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos paraTransplantes- CIHDOTT. Nesse período, diversas cidades do Brasil se reúnem em uma grande campanha de conscientização pela causa, um ato simples, que tem o poder de salvar vidas.

Oobjetivo maior é conscientizar a população sobre a importância da doação deórgãos e tecidos e como esse ato será fundamental para salvar vidas. A falta deinformação é um dos principais entraves em relação à temática. Esse ano, ohospital contou também com a ajuda de estudantes do curso de comunicação daUniversidade Federal do Maranhão, com habilitação em relações públicas. Elesplanejaram e criaram toda a arte da campanha, entendendo ser esse um assunto degrande relevância para a sociedade.

No Maranhão, o Serviço de transplantes de órgãos teve início no ano 2000 com a inauguração do Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos –CNCDO/MA, com funcionamento no Hospital Universitário da UFMA. Desde então,foram realizados 1009 transplantesde córneas e 430 de rins. Noano de 2013, foram 30 transplantes de rim e 119 de córnea. Este ano, até a quinta-feira (18), já foram realizados 17 transplantes de rim e 65 de córneas.

Segundo dados da Central de Transplantes do Maranhão a fila de espera para transplantes de córnea tem 697 pacientes,enquanto a espera para transplante renal tem 120 pacientes ativos.

E parasomar forças com o Hospital Universitário da UFMA, o Hospital Santa Mônica emImperatriz também já está credenciado desde 2013 para realizar transplante derins. As regiões que compõem o sul do Maranhão, norte do Tocantins e o sul doPará estão sendo beneficiadas com essa grande conquista.

Apesarde tantos esforços o número de transplantes realizados em nosso estado ainda épequeno devido à desinformação e mitos correlacionados ao processo de doação. Afalta de informação gera um medo que acaba por dificultar o processo e enquantoisso a fila de espera, só tende a aumentar.

Contatoda Central de Transplantes: (98) 2109-1212/ 1276

Banco de Olhos: (98) 2109-1010

A campanha contará com atividades variadas, desenvolvendo muitas ações educativas. Confira a programação:

22/09- 08h às 10h

Solenidade deAbertura- auditório central da UFMA

 

22/09- manhã e tarde

Painel para foto“Declare-se”- auditório central da UFMA (manhã) e recepção das unidades Presidente Dutra e Materno Infantil (tarde)

 

23/09- 08h às 12h

Ação educativa nosinal de trânsito- Sinal do Jaracaty

Tarde e noite- Panfletagem nas universidades

 

24 e 25/09- tarde e noite

Ações educativas em shoppings da capital

24/09- Shopping Rio Anil- a partir das 10h

25/09- Shopping da Ilha- a partir das 10h

 

27/09- 16h30

Caminhada na Avenida Litorânea.Concentração na Praça de Pescadores às 15h30. Vista- se com camisa verde ou branca e venha participar dessa caminhada pela vida!

– Publicidade –

Outros destaques