quarta-feira, 24 de abril de 2024

Senado aprova lei que proíbe discriminação de doadores de sangue baseado em orientação sexual

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial. Na ordem do dia, o PL 2.353/2021, que proíbe a discriminação de doadores de sangue com base na orientação sexual. Na pauta, ainda, projeto que institui o Dia Nacional do Condutor de Ambulância (PLC 113/2017). Em discurso, à tribuna, senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Nesta quinta-feira (4), o Senado aprovou uma lei que proíbe a discriminação de doadores de sangue baseado em sua orientação sexual. O projeto que segue para a Câmara dos Deputados é de Fabiano Contarato (Rede-ES), e foi relatado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), com voto favorável para a proposta.

A restrição do impedimento de doação de sangue é injustificada e uma manifestação homofóbica em diversos estados e países. Contarato afirmou que a proibição não se baseia em critérios técnicos, e sim em discriminação.

Fabiano afirmou que o projeto não pretende interferir em critérios técnicos ou científicos, mas sim evitar que regras sem fundamentos sejam usadas para discriminação social.

A lei passará a valer assim que o projeto sofrer aprovação e seja publicado.

Fabiano afirmou em suas redes sociais que “é papel constitucional dessa Casa combater as desigualdades”. 

– Publicidade –

Outros destaques