terça-feira, 31 de janeiro de 2023

SENAI-MA e Sindconstrucivil fazem parceria para qualificação de profissionais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), uma das entidades do Sistema FIEMA, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís (Sindconstrucivil) certificou 450 alunos em cursos na área da construção civil e de gestão, que participam do Projeto “Mãos que Constroem”. A solenidade foi realizada na sede do sindicato, na Praça da República, bairro Diamante.

 

Foram entregues certificados para alunos de 18 turmas de São Luís, nos cursos de qualificação profissional de instalador hidráulico, eletricista, instalador predial, logística empresarial, segurança em instalações e serviços em eletricidade (NR-10), instalador de refrigeração e climatização doméstica, almoxarife de obras, assistente de operação logística portuária e pedreiro de alvenaria. Os cursos de qualificação profissional, com carga horária de 160 a 200 horas, foram destinados preferencialmente aos trabalhadores e filhos de trabalhadores da construção civil e também para a comunidade.

 

Para o gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI – Itaqui Bacanga (CEPT-IB), Taici Gamero, a parceria do SENAI com o Sindicato é de grande importância para a melhoria do trabalho na área da construção civil e, nesse momento de crise no setor, uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional. “As qualificações servem para aperfeiçoar quem já atua no mercado de trabalho, além de  oportunizar aos nossos jovens uma ocupação nos segmentos da construção civil, logística e gestão”, declarou.

 

Segundo o presidente do Sindconstrucivil, Humberto França Mendes, a parceria firmada com o SENAI conta com o apoio do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon) e vem sendo realizada desde 2011. “O mercado necessita de mão de obra qualificada e esses cursos são uma grande oportunidade de os trabalhadores melhorarem seus conhecimentos. Com essa parceria conseguimos qualificar mais de 3 mil profissionais e temos elevado a qualidade profissional da construção civil no Maranhão”, avaliou.

 

Os concludentes Antônio Carlos Moreira e Ricardo Mascarenhas fizeram o curso de instalador de refrigeração e climatização doméstica, e com o conhecimento adquirido em sala de aula, abriram uma empresa para instalação e reparo de ar condicionado. “Tivemos a oportunidade de ter uma nova profissão e hoje somos microempreendedores. Fizemos outros cursos e estamos colhendo bons resultados”, disse Antônio Moreira. Já José Pereira Freire, que atua há 8 anos como eletricista, conseguiu fazer cursos para melhorar seu trabalho. “Gostei muito dos cursos oferecidos e agora conclui o de eletricista de instalação predial, estou mais qualificado e posso ter um emprego melhor”, contou.

 

Participaram da solenidade de certificação o gerente do SENAI CEPT-IB, Taici Gamero; a supervisora técnica do SENAI CEPT-IB, Ana Raquel Rodrigues, o presidente do Sindconstrucivil, Humberto França Mendes; o diretor do Sindconstrucivil, Irineu Mendes; o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Indústria da Construção do Mobiliário do Maranhão, Raimundo Henrique da Silva e instrutores do SENAI. 

 

Outras turmas estão em processo de qualificação, quatro no município da Raposa e uma em São José de Ribamar, cada uma com 25 alunos.

– Publicidade –

Outros destaques