sábado, 24 de setembro de 2022

SENAI-MA reforça portfólio com cursos associados à matriz energética do Maranhão

O Programa de Qualificação de Novos Operadores é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) com a Eneva. A empresa que atua desde a exploração e produção de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas na área de energia se aliou ao SENAI-MA visando qualificar profissionais com formação técnica. Dos 20 alunos selecionados para o curso, os cinco melhores serão incorporados por um ano como operadores na usina térmica de Itaqui, na capital maranhense.

O curso, iniciado em agosto, têm duração de cinco meses. As aulas teóricas e práticas ocorrem na unidade do SENAI no Monte Castelo. O curso prevê ainda visitas técnicas à UTE Itaqui, palestras com especialistas e uma etapa final de qualificação. Ao término do treinamento serão selecionados cinco estudantes. Eles serão contratados como trainees pela Eneva, com recebimento de salários e benefícios trabalhistas.

Os alunos que participam do curso têm formação técnica concluída nas áreas de mecânica, elétrica, eletromecânica, automação, instrumentação, petróleo e gás ou afins. Atualmente, o SENAI-MA oferece todos esses cursos e está em processo de criação de um curso-piloto na área de petróleo e gás.
O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, disse que o Programa de Qualificação de Novos Operadores amplia a capacitação profissional do SENAI e demonstra que a instituição tem capilaridade para realizar esse tipo de treinamento em todo o estado, como já está programado para o curso de petróleo e gás. 

“Com essa parceria, o SENAI-MA deu um passo muito importante ao integrar ao seu portfólio cursos inovadores no contexto da matriz energética presente no Maranhão’, destacou Arruda.
O Programa de Qualificação de Novos Operadores é único no país.

“Queremos expandir esse curso realizado no Maranhão para os demais estados nos quais a Eneva atua com geração termoelétrica e exploração de gás natural”, adiantou o gerente de operações da UTE Itaqui, Carlos Castilho.

Quem passou pela seleção, que contou com várias etapas, sabe que tem uma oportunidade única nas mãos. Jéssica Rocha, estudante, falou que além do aprendizado que o treinamento vai proporcionar, com essa qualificação única serão abertas muitas oportunidades de trabalho. O aluno Deivyti Pinho está de olho nas oportunidades de crescimento profissional na área. “Também espero gerar valor para as empresas nas quais eu trabalhar e retribuir à sociedade os conhecimentos obtidos nessa formação”, concluiu.

O SENAI-MA tem articulações com outras empresas com o objetivo de desenvolver treinamentos customizados em áreas que demandam capacitação e têm potencial de absorver mão de obra. Um outro exemplo é o Programa Escola de Eletricistas, uma capacitação gratuita para formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. Essa iniciativa de inserção social e produtiva é realizada em parceria com a Equatorial Energia.

– Publicidade –

Outros destaques