quinta-feira, 28 de março de 2024

SENAI Maranhão conquista 2º lugar do Nordeste na profissão aplicação de revestimento cerâmico

As profissões ligadas ao setor da Construção Civil estão em alta, e no Maranhão, o mercado é aquecido, com profissionais cada vez mais qualificados saindo das instituições de ensino técnico e de aprendizagem do estado. Esta semana, por exemplo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI), que integra o maior complexo de educação profissional da América Latina, comemora a classificação do aluno Ítalo Baima, do SENAI Bacabal, como segundo melhor aluno do Nordeste na ocupação Aplicação de Revestimento Cerâmico. O estudante competiu na profissão que escolheu com outros 14 alunos do SENAI de todo o país, na seletiva para o WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, e demonstrou suas habilidades técnicas em padrões exigidos internacionalmente pelo mercado.

Muito mais que construir paredes e aplicar azulejos, placas de cerâmica, entre outros materiais, a profissão exige organização, planejamento, concentração e muita atenção aos detalhes, que foram postos a prova na competição, em João Pessoa.

“Habilidades como velocidade, esforço físico e disciplina foram bastante exigidos na prova e foi preciso ter muita concentração para driblar o nervosismo, que era grande”, revelou o aluno, que antes de estudar no SENAI, queria ser jogador de futebol. “Me encontrei na educação profissional e as expectativas para o futuro são as melhores”, disse.

Entre os locais onde Ítalo poderá atuar com as habilidades que adquiriu no curso técnico estão construtoras, indústrias, empresas especializadas em reformas e restaurações, assim como na função de instrutor em escolas de nível técnico e até mesmo como empreendedor, montando sua própria empresa na área.

“O SENAI-MA se orgulha de proporcionar uma qualificação a milhares de jovens do nosso estado que pode inseri-los rapidamente ao mercado de trabalho em qualquer lugar do mundo, com uma qualificação nos padrões internacionais, que foram testados e aprovados nessa competição, por exemplo, mas se orgulha muito mais, de levar cidadania a população”, destacou o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva.

MEDALHA

 Além do estudante de Bacabal, embarcam na segunda-feira, 8 de agosto, para mais duas seletivas, os maranhenses Marcos Pereira Maia, de Imperatriz, e Márcio Rafael Martins Pereira, de São Luís, onde disputam nas profissões de Movelaria e Gestão de Sistemas de Redes de Computadores, respectivamente, nos estados do Paraná e Santa Catarina. Os jovens vão em busca da medalha de ouro, que garante uma vaga na competição mundial (WorldSkills Competition), que será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 2017.

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo SENAI, campeão da 42º WorldSkills, em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países. Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional promovido a cada dois anos pelo SENAI. O novo formato de seletivas tem permitido que um número maior de pessoas visite os locais das provas e conheça os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

– Publicidade –

Outros destaques