Siga-nos

Esportes

Série B do Maranhense começa em setembro com pelo menos sete clubes

Publicado

em

hans nine e itamar

Nesta quinta-feira (9), a Federação Maranhense de Futebol (FMF) realizou, no auditório do TJD-MA, a Reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Maranhense Série B para discutir sugestões sobre o Regulamento Específico da Competição (REC). O evento foi comandado pelo vice-presidente de competições da entidade, Hans Nina.

A Série B terá início no dia 26 de setembro e garante ao campeão a participação na Série A do Maranhense em 2019 e também a disputa da seletiva de clubes maranhenses que oferece uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

Até o momento da reunião, sete clubes confirmaram presença na competição: Timon, Expressinho, Sabiá, Juventude de São Mateus, Babaçu, Boa Vontade e Pinheiro. Outras duas equipes, Balsas e Chapadinha, manifestaram interessa na participação. A FMF determinou que as duas equipes tem até segunda-feira (13) para regularizar seus débitos junto À CBF e confirmar suas presenças.

Fórmula de disputa

Sobre a forma de disputa, ficou acertado que todos os clubes jogarão entre si na primeira fase, em sistema de ida, apenas. Deste “grupo”, classificam-se os quatro melhores no índice técnico (pontos) para a segunda fase com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo enfrentando o terceiro.

Nesta fase, semifinal, os confrontos serão definidos em jogo único com os dois primeiros tendo a vantagem do mando de campo. Para esta fase há uma novidade, os jogos que terminarem empatados serão decididos em disputas de pênaltis.

Já a final ocorre em duas partidas com o melhor colocado no índice técnico geral tendo a vantagem de decidir em casa no segundo jogo e também vantagem do empate no placar agregado.