sexta-feira, 5 março, 2021
Início Capa Servidores aposentados expõem produção artística de 2020 em mostra virtual

Servidores aposentados expõem produção artística de 2020 em mostra virtual

No lugar de aulas conjuntas no ateliê, chamadas de vídeo diárias e fotos da evolução do trabalho. Em vez de um evento presencial, uma exposição virtual com 15 telas produzidas ao longo de todo o ano de 2020. Foi essa a saída encontrada pelas alunas da oficina de Pintura em Tela para garantir a realização da sua exposição anual, mesmo com a pandemia do coronavírus. A oficina é uma das atividades realizadas no âmbito do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). Tem o apoio do Museu de Arte Sacra, que está expondo as telas na sua página oficial no Instagram (@museudeartesacrama).

O PAI, desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), realiza suas atividades no Centro Social dos Servidores. Com o isolamento social, por causa da pandemia da Covid-19, o grupo precisou se reinventar para garantir a continuidade das aulas. Foi quando a oficina passou a ser virtual. Os alunos desenvolveram o projeto batizado de “Em Casa com Arte”, fazendo chamadas de vídeo para aprender novas técnicas, compartilhar experiências e monitorar a evolução dos trabalhos.

Para a arte-educadora Teresa Moraes Rego, coordenadora da oficina e curadora da exposição, o saldo foi positivo, mesmo com o desafio de se adaptar a uma nova maneira de produzir. “Eu terminei me colocando como aluna também nesse processo, porque foi um ano atípico e todos nós precisamos nos reinventar. Este ano, aprendemos que a arte não está restrita às paredes de um ateliê, mas é soberana e pode transcender. Para nós, a arte foi uma maneira de cultivar relacionamentos e nos encontrar conosco mesmos”, afirmou.

Continuidade

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, destacou a importância de continuar as atividades do programa, mesmo durante a pandemia. “Ao longo de todo o ano, buscamos maneiras de manter os idosos assistidos. Mesmo nos momentos em que não era possível o encontro presencial, continuamos a oferecer serviços de maneira virtual. Realizar a oficina de pintura nesses moldes demonstra o quanto a nossa equipe sempre busca se superar e encontrar saídas para continuar a desenvolver com qualidade o trabalho em prol dos idosos”, afirmou Arlete Pontes.

A exposição tem tema livre e conta com releituras de obras e trabalhos originais, com estilos que vão do autorretrato e a pintura de paisagens até o surreal e o abstrato. “Percebi muita maturidade artística do grupo. Elas produziram um conteúdo emocional bastante forte e significativo. Elas se reinventaram. A arte salva”, avaliou Teresa Moraes Rego. As telas físicas ficarão expostas na galeria Portinari, localizada na sede do PAI no Centro Social dos Servidores.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -