segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Servidores do TJMA iniciam greve geral

 

Servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão iniciaram greve, na manhã dessa terça-feira (13). A reinvindicação é o pagamento das perdas inflacionárias, um direito constitucional, previsto também na Lei de Responsabilidade Fiscal. Servidores querem pagamento de índice de 6,3%, com efeito retroativo a 01/01/2015. Mesmo depois de uma reunião entre o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (SINDJUS-MA) e o Tribunal de Justiça do Maranhão, não houve acordo.

Alguns agravantes complicam a situação: o TJMA ainda não fez o pedido de suplementação orçamentária ao Poder Executivo para pagar a reposição inflacionária dos servidores, mas os desembargadores e magistrados estaduais já receberam sua reposição inflacionária anual desde janeiro deste ano. O projeto de Lei das Perdas precisa passar pela Assembleia Legislativa, mas está há nove meses trancado no Tribunal.

Durante a greve, ficou decidido pelo Sindicato que 30% do efetivo dos servidores continuará trabalhando. Os representantes do Tribunal de Justiça informaram aos sindicalistas que será composta uma comissão para tratar das reivindicações do SINDJUS-MA durante o movimento paredista.

A esperança é que o governo resolva a situação dos servidores – e junto a eles também reivindicaram excedentes do concurso para professores do Estado. Desde 2009, os aprovados esperam ser chamados.

Uma nova reunião de negociação deverá ser agendada na próxima semana entre os representantes do SINDJUS-MA e do Tribunal de Justiça para tratar da pauta da GREVE GERAL.

– Publicidade –

Outros destaques