quarta-feira, 17 de abril de 2024

Sesc lança unidade móvel de saúde da mulher na Raposa

unidade móvel do sesc

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), em parceria com o Ministério da Saúde fez um levantamento onde cerca de 8.800 novos casos de câncer podem surgir nos próximos anos no Maranhão. Cerca de 1.500 novos casos de câncer de mama podem aparecer nos próximos dois anos, sendo o de maior incidência em São Luís, e até 2019 são esperados cerca de 2.000 pacientes com câncer no colo do útero. Com base nesses dados o Serviço Social do Comércio (SESC), inaugurou nesta manhã de quinta-feira (05), a Unidade Móvel Saúde Mulher, visando à prevenção das mulheres maranhenses.

O investimento da unidade chega ao Maranhão com o objetivo de auxiliar no combate ao câncer de mama e do colo do útero, de modo a colaborar também na prevenção de outras doenças e promoção da saúde mediante as ações desenvolvidas na comunidade do entorno como palestras, oficinas, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre cuidados com a saúde para o enriquecimento intelectual de cada mulher.

O município de Raposa será o primeiro a ser agraciado com a unidade móvel, que funcionará por meio de cooperação técnica com municípios locais. O móvel segue por cerca de 60 dias úteis, com previsão de início para atendimento para o mês de julho. A região foi escolhida depois de ser feito um mapeamento que apontou grande incidência de câncer de colo do útero na localidade.

O Saúde Mulher ofertará gratuitamente mamografia digital para mulheres entre 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama. E o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

As mulheres interessadas em agendar os exames devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante a apresentação das cópias dos documentos pessoais o RG e CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Os agentes comunitários ficarão responsáveis em notificar as mulheres por meio de mensagens de texto ou contato telefônico de acordo com a data e horário definido.

O horário de atendimento da Unidade será de segunda a quinta, das 08h às 18h e sexta-feira das 08h às 17h.

O Hospital do Amor, de Barretos-SP, será o responsável em analisar as mamografias e os exames citopatológicos popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís. Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos serão encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.

– Publicidade –

Outros destaques