sexta-feira, 29 de março de 2024

Sete famílias de venezuelanos recebem abrigo no Maranhão

Foto: Joel Oliveira/Tv Guará

Fugindo da fome e do risco de uma guerra civil de um país em crise, venezuelanos desembarcam no Maranhão em busca de novas oportunidades. Sete famílias, formadas por 16 crianças e 15 adultos receberam abrigo do governo do estado. Agora o governo do Maranhão monta gabinete para analisar situação dos estrangeiros. No próximo dia 06, mais 3 famílias, totalizando de 10 pessoas devem chegar em São Luís.

O Brasil tem sido a rota escape dos venezuelanos e uma vez no território nacional eles acabam viajando e desembarcando em vários estados, como o Maranhão, que voltou a receber um grupo de imigrantes. A porta de entrada é o estado de Roraima.

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular acompanha o caso e tem dado todo amparo para garantir condições básicas às famílias e a Defensoria Pública da União fará uma triagem na semana que vem para identificar os casos e providenciar a documentação que precisam.

Segundo a Organização dos Estados Americanos o total de imigrantes e refugiados venezuelanos pode chegar a entre 7,5 e 8,2 milhões no final de 2020.

Uma matéria completa sobre esse assunto, produzida por Eduardo Gomes e Benaya Ewerton, foi exibida no Jornal da Guará. A reportagem foi feita pela repórter Mariana Dias o cinegrafista Joel Oliveira. Reveja a matéria:

– Publicidade –

Outros destaques