Está aceitando propostas para freelas? Com um pouco de sorte e trabalho duro, seu próximo trabalho pode ser para a agência espacial norte-americana.
Isso mesmo, a Nasa anunciou uma parceria com a plataforma Freelancer.com e vai escolher um time de profissionais autônomos para projetar o braço robótico que deve equipar a próxima geração de robôs da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Todo o processo de seleção será controlado pelo Centro de Excelência de Inovação Colaborativa da Nasa (CoECI, em mais uma sigla em inglês). A Freelancer.com tem um banco de mais de 17 milhões de profissionais de todo o mundo – a briga vai ser boa!
A nova geração de robôs deve substituir o SPHERES, drone que está equipando a estação espacial atualmente. A ideia da agência é que o acessório seja usado em todo tipo de missões. O modelo desenvolvido pelos freelas vai ser comparado com o braço criado pelo time da Nasa.
Para Jason Crusan, diretor de Sistemas Avançados de Exploração e liderança da Nasa, os freelancers ajudam a revelar novas soluções para a agência espacial mais famosa do mundo.
— O desafio irá contribuir para expansão e, claro, nos ajudar a criar novos desenhos, e também nos permite aprender sobre design de sistemas sofisticados, através da utilização de inovação aberta. Continuamos a explorar as muitas maneiras de envolver os inovadores externos.
Reforços externos
Recentemente, a agência e o serviço de freelas já haviam realizado algo semelhante na construção de modelos CAD para ajudar a treinar o sistema de reconhecimento de imagem do Robonaut 2, astronauta robótico. A plataforma também ajudou na criação de um aplicativo para smartwatch da agência norte-americana.
Alguém aí tem interesse em se candidatar? Saiba mais sobre como você pode participar da seleção no site do concurso.