terça-feira, 17 março, 2020
Início Destaque 1 Situação do NM Stellar Banner continua estável, diz Marinha

Situação do NM Stellar Banner continua estável, diz Marinha

A Marinha do Brasil (MB) informou, por meio de nota, que a situação do NM Stellar Banner, que permanece encalhado na Baia de São Marcos, continua estável. Aeronaves e embarcações estão realizando o monitoramento e não há vestígios de óleo na área.

Ainda segundo a nota, o novo Plano de Destinação de óleo combustível removido do NM Stellar Banner, que contempla a transferência do OSV ALP Defender ao NM Stellar Iris, está em análise pelas Autoridades Ambiental e Marítima. A empresa Vale S.A finalizou o levantamento batimétrico no ponto 4 da área da dragagem. Com os dados obtidos, a empresa iniciou a avaliação se a carga do navio poderá ser destinada nessa área.

ENTENDA O CASO

O navio, identificado como MV Stellar Banner, precisou ser encalhado propositalmente para evitar naufrágio no dia 26 de fevereiro. Segundo informações da Capitania dos Portos do Maranhão, foram identificados dois vazamentos avante da embarcação, que permitia a entrada de água nos compartimentos de carga. Para evitar que o naufrágio, o navio foi encalhado em um banco de areia.

No dia 11 de março, foi iniciada a manobra de retirada de óleo do combustível do Navio. O método para a remoção do óleo combustível do Navio Stellar Banner consiste em uma operação de abastecimento reverso com o auxílio de uma embarcação receptora.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

- Publicidade -