Siga-nos

Política

STJ volta a negar recurso da defesa pela liberdade de Lula

Publicado

em

luis inacio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve mais um recurso negado nesta quinta-feira (9), pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para recorrer em liberdade na sua condenação  no caso do triplex em Guarujá (SP).

O ex-presidente está preso na sede da Polícia Federal desde abril, em Curitiba. A urgência pela liberdade de Lula se dá ainda mais pelo fato de o ex-presidente ter tido sua candidatura à Presidência da República lançada no último sábado (14) pelo PT.

O pedido já havia sido negado pelo relator, ministro Felix Fischer, em 11 de junho e acompanhado por outros ministros. O acórdão (decisão colegiada) do julgamento está previsto para ser publicado amanhã (10).

A defesa de Lula destacou 17 pontos que teriam sido violados no processo que resultou na prisão do ex-presidente ou que atestam a ilegalidade da medida.

Os advogados alegaram que os direitos de Lula estão sendo seriamente violados por ele estar impedido de participar do processo de disputa eleitoral.

Os ministros do STJ entenderam não haver urgência em conferir ao recurso de Lula no tribunal o chamado efeito suspensivo, quando o pessoa não pode ser presa até a instância superior não julgar.