quinta-feira, 28 de março de 2024

Suco de laranja engorda? Saiba a verdade!

O suco de fruta mais popular ainda é o suco de laranja, com mais de 25% da população tomando-o pelo menos três vezes por semana. Um novo estudo assistiu os efeitos de tomar suco de laranja no café da manhã. Investigadores compararam um café da manhã normal com suco de laranja ou água como a bebida, e analisaram os efeitos que eles tinham nos perfis lipídicos e utilização de gordura para definir se o suco de laranja engorda.

Qualquer suco de fruta contém uma alta concentração de açúcar. Mesmo que o suco tenha sido tirado da fruta, os efeitos do suco concentrado no corpo são bem diferentes do que acontece quando se consome um pedaço da fruta inteira. O processo pelo qual o suco comprado passa é muito mais do que simplesmente espremer a fruta. O suco de fruta é aceitável como uma “porção” de fruta, o que faz muitas pessoas pensarem que elas terão benefícios similares se tomarem o suco ou comerem a fruta. E já que tantas pessoas procuram pelo mais conveniente, é fácil entender por que elas escolhem o suco de frutas em vez da fruta inteira.

Suco de laranja engorda ou é saudável?

As pessoas parecem pensar que só porque estão bebendo suco de laranja, é saudável. Só porque é natural, é saudável.

Mas nem todos os açúcares se comportam da mesma forma no seu corpo. Frutas, por exemplo, contêm frutose. A frutose originalmente não era uma parte muito grande da nossa dieta porque, para aqueles que moram em regiões temperadas, a principal fonte de frutose são frutas – que são de época.

Mas agora, por causa do uso massivo de xarope de milho – que basicamente tem gosto de açúcar, mas é mais barato – a frutose é uma parte muito maior da nossa dieta. A frutose está em tudo. Refrigerantes, doces e biscoitos.

Frutose, quando consumida em proporções normais, não faz mal. Mas devido ao fato de as pessoas estarem tomando 2 copos de suco de laranja, depois um refrigerante com xarope de milho, e alguns biscoitos e salgadinhos (também com xarope de milho), e até pães que contêm frutose, seu consumo é muito alto o tempo todo.

Em estudos, grande consumo de frutose foi ligado a alterações nos níveis de gordura, mudanças no colesterol, assim como outras mudanças óbvias que ocorrem com uma grande ingestão de energia, como ganho de peso, desordens metabólicas e problemas cardiovasculares.

 

– Publicidade –

Outros destaques