sexta-feira, 24 julho, 2020
Início Mais Notícias Superintendência de Homicídios alcança 70% de elucidação dos casos investigados

Superintendência de Homicídios alcança 70% de elucidação dos casos investigados

Investigações especializadas, operações planejadas e ações conjuntas com as forças da Segurança Pública resultaram em alcance expressivo na solução dos casos investigados pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP). No primeiro semestre deste ano, a instituição chegou a 70% de elucidação das ocorrências. Boa parte envolve crimes de gênero e latrocínio (roubo seguido de morte), nos quais foram prontamente indicadas a autoria e motivação.

O titular da SHPP, delegado Lúcio Reis, pontuou o trabalho de inteligência da instituição e a parceria com organismos da Segurança Pública, como fatores importantes no resultado das investigações. “A nossa superintendência possui uma ampla estrutura e trabalha com apoio das forças da Segurança. Por sua vez, a gestão estadual nos garante a profissionalização e o aparato para potencializar nossas operações e garantir êxito do trabalho. Em cada caso, os esforços dos nossos policiais, a tecnologia e equipamentos que temos à disposição são postos a serviço da sociedade”, destaca.

Entre os casos de repercussão está a prisão de suspeito de crimes contra adolescentes, ocorrido em Dom Pedro. O detido é apontado por estupro, fornecimento de bebidas a adolescentes e tráfico de drogas. A investigação teve apoio da Delegacia Regional de Presidente Dutra e do Departamento de Feminicídio da Delegacia de Homicídios da capital. O Departamento de Feminicídio solucionou caso de duplo homicídio na capital. As vítimas eram mãe e filha, cujos corpos foram encontrados em veículo, na casa da família, no Quintas do Calhau. O ex-marido foi apontado como mandante, além de identificados o executor e um intermediário.

A estatística da SHPP aponta ainda aumento em 50% no cumprimento de mandados de prisão, comparando 2018 e 2019; e no que refere aos crimes de latrocínio, solução de 68% dos casos, neste primeiro semestre. O delegado Lúcio Reis destaca também o trabalho da superintendência no caso de assassinato dos pais do deputado Cléber Verde, tendo sido identificados cinco suspeitos de envolvimento no crime.

“Pela expertise na investigação preliminar de local de crime, a SHPP tem sido destacada pela Delegacia Geral a realizar diligências em muitos casos nos interiores, a exemplo deste de grande repercussão, e nossa equipe prestou o devido apoio”, reforça o titular da SHPP, delegado Lúcio Reis.

A SHPP é vinculada à Polícia Civil e integra a estrutura da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA). Compõem a superintendência o Departamento de Homicídios da Capital, Departamento de Homicídios do Interior, Departamento de Proteção à Pessoa, Departamento de Feminicídio e o Núcleo de Inteligência.

- Publicidade -
Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

Operadoras começam testes no Brasil da tecnologia 5G

As maiores operadoras do país de telefonia celular iniciaram neste mês de julho o funcionamento, em caráter experimental, da tecnologia de quinta geração (5G) para os aparelhos móveis. Neste...
- Publicidade -