O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA) iniciou a verificação dos taxímetros de São Luís. As vistorias seguem até o dia 31 de março e tem como objetivo conferir se o equipamento está registrando a cobrança de acordo com as novas tarifas de táxi reajustadas pela Prefeitura de São Luís, em dezembro do ano passado.
Nesta terça-feira, 10, iniciaram os exames de pista dos taxímetros, que serão feitos na Via Expressa, no horário das 8h30 às 12h e 60 táxis devem ser vistoriados por dia, totalizando 2.014 veículos.
A ação tem ainda a parceria da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), que fará uma ação educativa com os taxistas sobre o Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o INMEQ-MA, os taxistas que quiserem agendar a verificação do equipamento, devem procurar o sindicato da categoria para obter a senha de agendamento e só então, dirigir-se à sede do INMEQ-MA, na data já agendada, para iniciar o processo de verificação.
A verificação dos taxímetros, trabalho realizado pelo INMEQ-MA, órgão delegado do Inmetro no estado, visa garatir a cobrança de preço justa e de acordo com a distância e tempo percorrido. A alteração da programação dos valores de dos taxímetros são feitas em oficinas credenciadas.