Um terremoto de 5,4 graus na escala Richter atingiu nesta quarta-feira (26) na região central da Itália e está “ligado” ao tremor ocorrido no dia 24 de agosto, que devastou diversas cidades e causou 298 mortes, informou o INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia).
“Esse terremoto está de alguma maneira ligado àquele do dia 24 de agosto em Amatrice. Ele está, de fato, em uma área muito ativa. Trata-se, provavelmente, da ativação de uma nova falha”, contou Amato.
Naquele dia, um tremor de 6 graus na escala Richter – e milhares de réplicas depois – devastou as comunas de Amatrice, Accumoli e Pescara del Tronto, que ficam na mesma região do tremor de hoje.
O abalo de hoje foi sentido tanto na região de Marcas como na província de Rieti – com a cidade de Pescara del Tronto sendo atingida – e em Assis, Perugia , Roma e Ascolano.
Ainda não há informações sobre danos ou vítimas, mas inúmeras ligações foram registradas para o Corpo de Bombeiros das cidades atingidas.
O epicentro do tremor ocorre próximo à região que foi devastada por um sismo no dia 24 de agosto deste ano, que deixou 298 mortos em Amatrice, Accumoli, Pescara e Arquata del Tronto, todas das províncias de Marcas e Rieti.