quarta-feira, 17 de abril de 2024

Testagem de Covid-19 acontece durante fim de semana na Grande Ilha de São Luís

Foto: Fiocruz

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), disponibilizou o serviço de testagem para diagnóstico da Covid-19 à população da Grande Ilha de São Luís. Os testes foram realizados nos Centros de Testagem do Hospital Dr. Genésio Rego, na Vila Palmeira, e da Policlínica do Coroadinho, neste sábado (26).

“É mais uma ferramenta planejada pelo Governo do Estado na nossa luta incansável contra a doença. Todo planejamento que é feito é baseado na prevenção e com o propósito de salvar vidas. A testagem é importante, temos que ressaltar, como forma de controle da Covid, mas o fundamental é que as pessoas entendam que é necessário completar o ciclo vacinal. Dessa forma, a pessoa está se protegendo e protegendo a todos”, ressaltou Marcello Duailibe, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

A movimentação nos dois centros de testagem foi intensa, com 432 testes realizados, sendo 68,75% negativos, além de consultas médicas. O serviço funcionou das 7h às 13h. 

“Essa semana agora teve uma colega de trabalho que deu positivo e eu tive muito tempo de contato com ela. Resolvi testar até por precaução minha e dos meus colegas de trabalho”, pontuou o trabalhador de serviços gerais, Marcos Antônio Araújo Garcia, que foi o primeiro a ser atendido na Policlínica do Coroadinho.

Os cunhados Wanderson de Jesus, armazenista, e Sandro de Sousa, impressor gráfico, também foram à Policlínica do Coroadinho para realizar o teste. “Minha esposa foi detectada com Covid recentemente e eu senti um pouco de febre. Moro na Areinha, aqui perto do Coroadinho, e já aproveitei a oportunidade para tirar a dúvida”, contou Sandro de Sousa. Para Wanderson de Jesus, a descentralização da testagem é muito importante. “Facilita pra gente que trabalha ou mesmo mora próximo ao local”, disse Wanderson de Jesus.

Mesmo com todas as doses atualizadas, a técnica de enfermagem, Maria José Costa Torres, aproveitou a abertura do Centro de Testagem do Hospital Dr. Genésio Rêgo no final de semana para levar filha e genro para descartar qualquer suspeita. “Está tendo muitos casos de Covid e muitos casos de síndromes gripais, então testar para tirar a dúvida é importante. E daí a gente já sabe que é para nos cuidarmos e tomarmos as atitudes corretas, eu mesma vou tomar minha quarta dose agora”, ressaltou.

Desde março de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde tornou o Centro de Testagem uma estratégia permanente para rastreio dos casos da Covid. Até o momento, o serviço realizou 177.308 testes.

– Publicidade –

Outros destaques