quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Todas as praias de São Luís estão impróprias para banho, segundo a SEMA

Da Ponta D'Areia a Mangue Seco, todas impróprias para banho Foto: Geraldo Iensen

Um belíssimo domingo em São Luís do Maranhão, céu azul, uma brisa leve, o mar (de longe) convidativo como um coco geladinho. Infelizmente só se for de longe mesmo. Cuidado com as crianças!

No último relatório divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA todas as praias da orla de São Luís estão impróprias para banho. Sem reservas, da Ponta D’areia até a praia de Mangue Seco a avaliação das amostras avaliadas pelo Laudo nº 24/22. O monitoramento foi realizado no período de 06/06/2022 a 04/07/2022.

A balneabilidade das praias da região metropolitana de são Luís é avaliada semanalmente. A avalição de “própria” ou “imprópria” se dá pela Resolução CONAMA nº 274/200 de 29 de novembro de 2000, no seu  Art. 2º , que diz “As águas doces, salobras e salinas destinadas à balneabilidade (recreação de contato primário) terão sua condição avaliada nas categorias própria e imprópria”.

Segundo observação da secretaria, “a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares. Portanto, na ocorrência de chuvas, recomenda-se evitar a recreação nas 24h que as sucederem”.

– Publicidade –

Outras publicações