sexta-feira, 29 de março de 2024

Três mil alunos do Iema recebem certificados de qualificação profissional

Iema

O sonho de conquistar uma qualificação profissional virou realidade para três mil alunos que participaram dos cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) no âmbito do projeto “Iema nas Comunidades”, oferecidos pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), e foram certificados durante cerimônia coletiva realizada na tarde deste sábado (25), no Multicenter Sebrae.

Os beneficiados foram jovens e adultos de mais de 40 comunidades de São Luís e região metropolitana, composta pelos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Entre os bairros que receberam os cursos estão: Salina do Sacavém e Primavera, localizados no polo Coroadinho, nos dois locais foi ministrado o curso de informática básica, com carga horária de 160h.

Representando o reitor do Iema, Jhonatan Almada, o secretário-adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social, André Bello destacou a relevância da ação. “Realizamos a certificação de quase 3 mil alunos, é de grande importância esse momento de reunião e encontro entres professores, alunos, supervisores e toda equipe do Iema. É a confirmação de que estamos no caminho certo. Temos alunos que foram qualificados para ingressar no mercado de trabalho, e alguns já estão trabalhando e gerando sua própria renda. O progresso passa pela educação, e o Iema representa isso”, destacou.

Segundo o professor do curso de logística portuária da comunidade Cajueiro, Ruan Bruno Fontenelle, a formação foi bem positiva. “Os estudantes estão recebendo em seu bairro uma grande empresa, por isso eles precisavam se qualificar, e trouxeram para a certificação uma maquete para mostrar os aprendizados alcançados com o curso. Os alunos estavam motivados e tenho certeza que vão levar esses aprendizados para sua ida acadêmica”, frisou.

Ademar Silva, estudante de logística portuária, relatou que o curso abriu novas perspectivas profissionais em sua vida. “Foi muito proveitoso, eu sempre tive curiosidade em fazer um curso nessa área, mas nunca tive oportunidade, com o Iema eu consegui. Me sinto preparado para encarar o mercado de trabalho, estou qualificado, em uma área que sempre sonhei trabalhar, estou muito feliz. O Iema mudou minha vida”, relatou.

Os moradores do bairro Cidade Olímpica, por exemplo, foram beneficiados com os cursos de informática, cabeleireiro, mecânico de motos e eletricista predial. Dentre as formações oferecidas nas comunidades estão: artesão em trabalhos manuais, mecânica de motocicleta, operador de caixa de supermercado, informática, eco design e eletricista predial. A carga horária varia entre 80h e 160h.

Na oportunidade, os alunos fizeram exposição dos produtos dos cursos realizados nas comunidades como ligações elétricas desenvolvidas pelos estudantes do curso de eletricista predial, desfile das peças do curso de corte e costura e modelagem, além de degustação de bolos, doces e massas, do curso de panificação, e exposição de hortaliças do curso de agricultura orgânica.

– Publicidade –

Outros destaques