segunda-feira, 3 de outubro de 2022

TSE: pesquisas registradas avaliam intenções de votos no Maranhão

Todas as pesquisas para serem divulgadas precisam estar regularmente registradas no TSE

Depois dos resultados da Pesquisa Exata, divulgada no começo da semana, se construiu uma ansiedade no meio político e cercanias. A pesquisa mostrou uma virada do pré-candidato Wevertom Rocha (PDT) sobre o governador Carlos Brandão (PSB). A expectativa agora mira os resultados de outra pesquisa, esta do instituto Escutec, registrada no dia 10 de junho e que está com data de divulgação autorizada para hoje.

A pesquisa identificada pelo número MA-05721/2022 ouviu dois mil eleitores em todo o estado e foi contratada por um grupo de comunicação. O mesmo instituto Escutec fez uma consulta apenas no município de Pinheiro (registro MA-07785/2022) que estava com data de divulgação para o dia de ontem (15). Porém a pesquisa, contratada por uma produtora, não foi divulgada.

Ontem, dia 15 foi registrada no TSE mais uma pesquisa, com o número de identificação MA-00413/2022. O instituto realizador da pesquisa é o Real Time Midia Ltda / Real Time Big Data e o contratante um grupo de comunicação (que não é o mesmo da pesquisa Escutec). O número de entrevistados é de 1500, com amostra selecionada respeitando quotas proporcionais controladas por região geográfica, entre outras variáveis. A previsão de divulgação é o próximo dia 20, segunda feira.

Caso sejam divulgados, os resultados e a avaliação pelos comentaristas políticos, podem ser acompanhados no programa Os Analistas, da TV Guará, que vai ao ar todos os dias, ao vivo, a partir das 18h.

– Publicidade –

Outros destaques