sexta-feira, 30 de setembro de 2022

TV Guará apresenta as regras do debate entre candidatos ao governo do Maranhão

O debate entre os candidatos ao governo do Maranhão da TV Guará ocorre no dia 22 de setembro

A TV Guará sempre busca a inovação e o aprimoramento na sua atuação nos tempos de campanha política. No mês de agosto, realizamos uma reunião com os representantes de partidos e/ou candidatos, onde foram discutidas as regras dos debates para senador e governador. O formato proposto não foi aceito pela totalidade dos representantes e as modificações sugeridas, discutidas e aprovadas por todos foram aplicadas.

Internamente, consideramos o primeiro debate para os candidatos ao senado a prova de fogo para o teste das regras aprovadas na reunião. Após o debate entre os candidatos ao senado, avaliamos que, com as modificações inseridas após a reunião, o dinamismo buscado com a proposta inicial foi prejudicado, uma vez que o formato não previa réplica.

No formato aprovado, sentimos a necessidade de implantar a réplica e adequar os tempos para equilibrar a contenda entre os debatedores, além disso, faremos o debate com 4 blocos em virtude da quantidade de candidatos.

Dessa forma propomos uma pequena alteração nas regras do segundo e terceiro bloco. As regras ficarão no seguinte formato:

O primeiro bloco será de perguntas com temas específicos, definidos por sorteio onde o mediador fará a pergunta para o candidato sorteado; as perguntas serão elaboradas por jornalistas da TV Guará, dentro dos seguintes temas: Saúde, Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Esporte, Cultura, Economia, Desenvolvimento Social, Geração de Emprego e Renda. Cada candidato responderá a uma pergunta e somente do tema sorteado. Os temas sorteados não se repetem. Cada candidato terá 2 minutos para resposta.

Segundo e terceiro blocos

Os candidatos que farão a pergunta serão sorteados. O candidato sorteado escolhe para quem faz a pergunta. O candidato escolhido para responder não poderá responder mais perguntas no bloco.

Atenção para os tempos de perguntas, respostas e réplicas:  pergunta – 30 segundos; resposta – 2 minutos; replica – 1 minuto

Quarto bloco:  Direito de respostas e Considerações finais

Os candidatos que se sentirem ofendidos ou prejudicados com alguma colocação durante o debate terão nesse bloco o direito de resposta. O pedido de direito de resposta será sempre apresentado nos intervalos de cada bloco pelos assessores presentes no estúdio e devidamente fundamentado.

As demandas reclamadas pelos candidatos serão decididas por uma comissão formada por um advogado da emissora, especialista em direito eleitoral; um advogado indicado pela OAB e um membro da direção da emissora. Caso a comissão decida conceder ao candidato o direito de resposta, ele terá 1 minuto para cada pedido aprovado.

Para as considerações finais, cada candidato terá 2 minutos. A ordem para as considerações finais será decidida por sorteio. Por ser o último bloco não caberá direito de resposta sobre as considerações finais.

– Publicidade –

Outros destaques