domingo, 27 outubro, 2019
Início Destaque 1 UFMA está entre as 100 melhores universidades do país, diz pesquisa da...

UFMA está entre as 100 melhores universidades do país, diz pesquisa da Folha

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a única instituição de ensino superior maranhense que figura entre as 100 melhores do país. Esse dado vem do Ranking das Universidades da Folha (RUF), divulgado ontem. De acordo com a pesquisa, Uniceuma ficou na 151ª posição e a UEMA, em 157º lugar.

O levantamento é anual e mostrou evolução da UFMA, que subiu 7 pontos quando comparado ao resultado do ano passado. Uniceuma (subiu 3 pontos) e UEMA (subiu quatro pontos) também melhoraram seus indicadores. As melhores universidades são de São Paulo (USP em 1º e Unicamp em 2º).

Pelos dados, a UFMA é a 9ª melhor universidade do Nordeste. A primeira é a Federal do Pernambuco, que fica na 10ª posição no ranking geral. Mais da metade das 63 federais estão entre as cinquenta melhores escolas no RUF. Já a melhor instituição privada, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), figura em 18º lugar, seguida pela PUC Rio.

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do país. O levantamento usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha e utiliza cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Universidades Maranhenses
No quesito Pesquisa, a UFMA ocupa a 65ª posição. Uniceuma fica em 169º lugar e UEMA, em 179º. Já em Ensino, Federal alcança a 58ª colocação. Uniceuma fica na posição 151 e UEMA, na posição 153.

No aspecto Mercado, a UFMA está em 56º lugar. Este é o único quesito em que UEMA (78º lugar) fica à frente do Uniceuma (88º lugar). Internacionalização foi o único quesito em que UFMA não ficou em primeiro do Maranhão. Uniceuma ficou em 81º lugar. UFMA, em 89º lugar, e UEMA em 180º lugar.

Em questão de Inovação, a Federal do Maranhão figura na 54ª colocação. Uniceuma ocupa o 121º lugar e a UEMA, e o 123º.

Categorias relacionadas:
- Publicidade -

Mais recentes

No Vaticano, Flávio Dino debate desafios da Região Amazônica

O governador do Maranhão, Flávio Dino, está no Vaticano, onde participa, nesta segunda-feira (28), da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia....
- Publicidade -